O melhor pedaço da Maçã.

Wacom é acusada de enviar dados de apps abertos no Mac para o Google

iDownloadBlog
Mesa digitalizador da Wacom conectada ao Mac

Se você é um designer ou gosta/trabalha com design, então é provável que já tenha ouvido falar dos produtos da Wacom. A fabricante japonesa produz mesas digitalizadoras e acessórios (como styli) compatíveis com os gadgets da Maçã.

Publicidade

Recentemente, porém, uma polêmica aterrissou no colo da fabricante: o engenheiro de software Robert Heaton descobriu que os drivers da Wacom (necessários para a instalação dos seus produtos) registram os apps que você abre no Mac e enviam esses dados para um servidor do Google Analytics.

O fato é que o compartilhamento de dados com terceiros não é uma novidade, uma vez que a própria política de privacidade da Wacom menciona o envio de dados para o Google, incluindo “dados de uso agregados, informações de sessões técnicas e sobre o dispositivo de hardware”.

Heaton notou que os dados enviados incluem algumas informações padrão, como detalhes de quando o dispositivo foi ligado/desligado, bem como o momento em que os apps são abertos, incluindo o nome do software. O que o engenheiro acabou descobrindo, no entanto, é que a Wacom está coletando muito mais dados do que poderia justificar — os quais, ainda que a fabricante não tenha acesso a eles, poderiam ser cruzados por funcionários do Google para identificar um usuário específico:

Publicidade

Eu pessoalmente uso o Google Analytics para rastrear os visitantes do meu site. Eu me sinto mal com isso, mas tenho que tirar minha auto-estima de algum lugar. O Google Analytics possui uma ferramenta “Explorar Usuário”, na qual você pode ampliar a atividade de um usuário específico. Suponha que alguém da Wacom identifique uma pessoa ao ver que ela usa uma combinação muito particular de aplicativos. O funcionário da Wacom usa essa “identidade digital” para encontrar a pessoa na ferramenta do Google. Finalmente, o funcionário da Wacom vê que seu alvo também usa o app LivingWith: Cancer Support.

Heaton diz que continua usando os produtos da empresa, mas recomenda que os usuários desativem a coleta de dados para o Wacom Experience Program — no app Wacom Desktop Center, clique no link “Mais” (no canto superior direito); em seguida, selecione “Configurações de privacidade” e desative a opção para enviar os dados.

Resposta da Wacom

Em resposta às alegações de Heaton, a Wacom disse que “entende as preocupações dos usuários” sobre os dados enviados como parte do seu programa de experiência. A empresa, no entanto, destaca que isso é algo opcional e que não afeta o funcionamento dos drivers caso alguém opte por não compartilhar suas informações de uso.

Pedimos desculpas por qualquer confusão sobre a coleta de dados que está sendo feita pelo driver de software da Wacom e pela falta de clareza sobre as informações coletadas.

Sobre a preocupação do engenheiro quanto ao cruzamento de dados, a Wacom ressaltou que não tem acesso aos dados e que o Google Analytics anonimiza as informações recebidas antes que elas sejam usadas em estatísticas.

Publicidade

Como sabemos, a Apple vai totalmente contra a coleta (e o compartilhamento) de dados de usuários, um problema que vem crescendo à medida que empresas tentam ganhar dinheiro com essas informações sensíveis — e que são obtidas “de graça” por elas.

via Daring Fireball, AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple corta relações com 18 refinarias após violações do código de conduta

Próx. Post

Certos clientes de email para iOS estão vendendo seus dados [atualizado]

Posts Relacionados