O melhor pedaço da Maçã.

Nova beta do visionOS detalha funcionamento do FaceTime, do Optic ID e mais

Apple Vision Pro

Vários detalhes sobre os recursos e as especificações do Apple Vision Pro já foram divulgados desde a sua apresentação, na WWDC23 — e a expectativa é de que ainda mais informações surjam até o lançamento do dispositivo, no ano que vem.

Publicidade

Nesse sentido, a segunda versão beta do visionOS 1, disponibilizada no começo desta semana, trouxe novos pormenores do sistema do headset de realidade mista (aumentada/virtual), como vamos conferir abaixo.

FaceTime

Desde o iOS 12, é possível realizar ligações em grupo com até 32 participantes no FaceTime — algo que também será possível no Vision Pro, mas com algumas “limitações”.

Assim, como verificado pelo 9to5Mac, o Vision Pro mostrará no máximo nove pessoas simultaneamente durante uma chamada, de modo que será necessário remover uma pessoa para fixar outra no lugar ao atingir esse limite. Naturalmente, será possível realizar ligações com mais pessoas, mas elas não serão exibidas na janela flutuante do aplicativo.

Ainda de acordo com o 9to5Mac, o recurso Ambientes (Environments) também estará disponível para chamadas do FaceTime no Apple Vision Pro — permitindo que usuários escolham uma série de fundos/cenários imersivos, bem como compartilhá-los para que todos vejam o mesmo plano de fundo.

Optic ID

Assim como em iPhones e iPads, usuários do Vision Pro terão que autenticar compras realizadas em apps ou efetuadas pelo Apple Pay com o headset.

Publicidade

Nessas situações, além de o dispositivo realizar a autenticação biométrica por meio do Optic ID, que escaneia a íris dos olhos do usuário, será necessário pressionar duas vezes o botão superior do headset para confirmar a transação.

Da mesma forma, o headset também requererá uma autenticação ao usá-lo como display externo de um Mac, de modo a impedir que usuários convidados acessem o conteúdo do computador conectado ao Vision Pro.

Outras novidades

Foram observadas outras novidades/mudanças menores com a versão beta mais recente do visionOS 1. Entre elas:

  • Personas: o menu de ajustes do app Câmera foi renomeado para “Persona Virtual Camera”.
  • Instalar apps: assim como você pode usar o iPhone para instalar aplicativos em um Apple Watch, usuários terão a opção de instalar aplicativos em um Vision Pro a partir do iPhone ou iPad.
  • Controle do Ponteiro: demonstrado na WWDC23, esse recurso de acessibilidade foi adicionado à beta mais recente do visionOS e pode ser ativado tocando duas vezes com o dedo médio e o polegar.
  • Forçar encerramento de apps: será possível forçar o encerramento de apps ao manter a Digital Crown e o botão superior pressionados por alguns segundos.
  • Redefinir rastreamento de mãos/olhos: ao pressionar o botão superior quatro vezes, o Vision Pro permitirá redefinir o recurso de rastreamento de mãos e olhos.
  • Remover vedador de luz: a Apple incluiu um GIF (abaixo) mostrando como remover o vedador de luz do headset, o qual pode ser trocado por outra peça que se adapte melhor ao usuário.
Remover vedador de luz do Vision Pro

Vale notar que a companhia também disponibilizou, nesta semana, o kit de desenvolvedor do Apple Vision Pro, a fim de estimular a criação de apps para o headset.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Ganhe muitas milhas extras ao comprar um iPhone com o Clube Smiles

Próx. Post

Utilitário Camo agora usa câmeras 4K de iPhones como webcam de Macs

Posts Relacionados