O melhor pedaço da Maçã.

O Mural MM acabou; obrigado, Meta!

Mural MM num iPhone com o fundo do Instagram

No dia 9 de dezembro de 2017, foi ao ar aqui no MacMagazine, num sábado, a primeira edição do Mural MM.

Publicidade

Conforme explicamos num post publicado dias antes, a ideia era oferecer aos leitores um espaço para compartilharmos, semanalmente, fotos bacanas, criativas e interessantes capturadas por seus iPhones.

De lá para cá, sem falhas, publicamos um novo Mural MM todo sábado… até duas semanas atrás, com a edição CCLXXXVIII. Alguns leitores notaram que não tivemos uma nova edição na semana passada, e estamos aqui tristes em informá-los que o Mural MM realmente acabou.

E não, não foi uma decisão/escolha nossa. Ocorre que, em algum momento nas últimas duas semanas, a Meta resolveu retirar do Instagram uma opção que nos permitia navegar por todas as fotos postadas com a hashtag #muralMM de forma cronológica. Era assim, claro, que conseguíamos ir coletando as imagens marcadas por vocês e selecionando cinco delas todo sábado.

Agora, se vocês acessarem qualquer hashtag pelo Instagram no iPhone, há apenas duas opções de filtros: “Publicações mais relevantes” e “Publicações mais relevantes recentes”. Uma terceira, “Recentes”, foi removida; era ela que, de fato, mostrava todas as fotos cronologicamente. Pela web é ainda pior, só temos nove(!) fotos identificadas como “Principais publicações”.

Publicidade

Em outras palavras, a Meta não apenas matou o Mural MM. Ela matou o recurso de hashtags do Instagram como um todo, que torna-se basicamente inútil dessa forma para qualquer pessoa que fazia uso dele para coletar/organizar fotos ou até mesmo para navegar por conteúdos temáticos bacanas.

Então, é isso. Espero que vocês tenham gostado das 288 edições que publicamos do Mural MM, cuja hashtag acumula hoje 17,8 mil fotos postadas. Foi bom enquanto durou. 🪦💔

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM Fórum: notificações na tela bloqueada, reinstalar o sistema do iMac e mais!

Próx. Post

Goldman Sachs quer encerrar parceria com a Apple, diz WSJ

Posts Relacionados