Enquanto o YouTube caminha para se transformar numa espécie de concorrente do TikTok, a rede social chinesa avança no território da americana — que se consolidou há anos como a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.
Tendo começado como uma rede social exclusiva de vídeos curtos e posteriormente aumentado sucessivas vezes o limite de duração (atualmente de dez minutos), o TikTok está agora testando a exibição de vídeos em tela cheia — algo impossível para a maioria dos usuários atualmente.
De acordo com o TechCrunch, o teste está acontecendo com usuários selecionados ao redor do mundo, os quais agora podem visualizar um “botão de tela cheia” quando vídeos quadrados e retangulares são exibidos em seus feeds.
Quando o usuário clica no botão, o vídeo em questão muda para uma tela cheia em modo paisagem (horizontal), o que permite aproveitar todo o espaço de tela disponível no telefone (embora com faixas em ambas as laterais em alguns vídeos).
A mudança, caso seja implementada, representará um marco pro aplicativo, visto que o foco desde o início foi o compartilhamento de vídeos gravados diretamente em dispositivos móveis (em modo vertical).
Com a chegada do modo tela cheia, será mais vantajosa a publicação de vídeos que se adaptam melhor em outros tipos de telas (como TVs e computadores), especialmente no que se refere a conteúdos em formato widescreen.
Será que teremos uma maior democratização no compartilhamento de vídeos longos? Veremos…