Uma das previsões mais ambiciosas para o market-share da Apple acaba de ser feita pela Gartner. Segundo eles, a empresa dobrará a sua fatia de mercado nos Estados Unidos e na Europa Ocidental até 2011.
A razão para isso, segundo eles, serão duas: a Apple continuará muito bem com a sua linha de computadores Macintosh, e a concorrência não conseguirá acompanhar a pressão competitiva da maçã.
A Apple desafia seus concorrentes com integração de software que proporciona uma imensa facilidade de uso e flexibilidade; inovação contínua e cada vez mais freqüente em hardware e software; e um ecossistema que se foca na interoperabilidade entre múltiplos aparelhos (tais como o iPod e iMacs).
Até 2012, prevêem também, 50% dos trabalhadores “móveis” utilizarão outros aparelhos senão notebooks. A Gartner cita ”aparelhos de bolso centrados na internet no nível sub-US$400” como a principal ameaça para os laptops nesta seara. O iPhone (e iPod touch, diria também), é claro, se enquadram nesta definição.