Pelo visto, a Microsoft não está apenas trilhando o caminho das versões trial para conquistar mais usuários para sua suíte de produtividade: vendê-la através de lojas de aplicativos também é uma possibilidade considerada pela gigante de Redmond, conta o AllThingsD. “É algo que nós não descartamos”, disse Amanda Lefebvre, da Microsoft. “Apenas precisamos ver como isso se relaciona com nossos negócios.”
A ausência do Office na Mac App Store certamente oferece uma chance para os aplicativos da iWork se destacarem aos olhos dos consumidores, sem falar que a demora para trazer ao iOS alguma versão de seus aplicativos de produtividade abriu as portas para muitos concorrentes lançarem seus próprios editores de textos e planilhas eletrônicas. Até agora, o OneNote é a única presença do Office nas lojas de apps da Maçã.
Um fator, porém, complica a decisão de adotar esses sistemas de decisão: sendo distribuídos pela Mac App Store, os aplicativos do Office dependeriam não somente da Microsoft, mas também da Apple para serem atualizados. Dado o histórico de vulnerabilidades presentes neles, esse sistema de distribuição pode atrasar mais ainda a liberação de correções críticas.
Oh, tem também o “probleminha” dos 30% que a Apple leva a cada venda…