O melhor pedaço da Maçã.

Facebook poderá processar a Apple por regras da App Store

The CEO Magazine
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Quando Mark Zuckerberg disse que a Apple é uma das principais concorrentes do Facebook atualmente e que iria “enfrentar a empresa num futuro próximo”, ele pelo jeito não estava blefando.

Publicidade

De acordo com o The Information1Matéria fechada para assinantes., o Facebook está preparando há meses — com a ajuda de um advogado externo — uma ação antitruste contra a Apple, alegando que a Maçã abusou do seu poder no mercado de smartphones ao forçar que desenvolvedores cumpram as regras da App Store que a própria Apple não precisa seguir.

Caso isso aconteça, a tensão entre as empresas subirá a um nível nunca antes visto. Mas tem um porém: embora tudo esteja sendo preparado há algum tempo, o Facebook pode decidir arquivar a ideia. Isso porque, ainda segundo o The Information, executivos da rede social estão enfrentando resistência interna de alguns funcionários por conta da campanha pública contra a Apple — como sabemos, alguns deles são contra essa investida da empresa.

Resta esperar para ver se essa “relação com a Apple” (na verdade, as implementações de privacidade feitas pela Maçã) está incomodando tanto o Facebook a ponto de a empresa decidir passar por cima da opinião de alguns funcionários, partindo de vez para o ataque.

Publicidade

O fato é que, se os executivos do Facebook realmente acreditam na argumentação que criaram — e não há como negar que a Apple realmente tem uma posição confortável ao poder integrar seus serviços e aplicativos ao iOS de uma maneira que nenhuma outra empresa pode fazer —, deveriam ter aberto esse processo há muito tempo.

Por outro lado, a atitude que a Apple tomou para despertar toda essa raiva em Zuckerberg foi dar a usuários a possibilidade de escolher se querem ou não ser rastreados por aplicativos — uma opção tão básica do ponto de vista social/privado que deveria ter sido implementada desde a primeiríssima versão do iOS, e não só na décima quarta.

Isso, é claro, mostra exatamente a faceta do Facebook e pelo que a empresa realmente está brigando — afinal, eles sempre seguiram as regras da App Store desde o lançamento da loja e nunca se opuseram de forma tão explícita a elas como agora. 🤷🏻‍♂️

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip M1 reduz drasticamente consumo energético do Mac mini

Próx. Post

Apple aluga estúdio com mais de 8 mil metros quadrados em NY

Posts Relacionados