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Compradora da Tile vende dados de localização dos usuários

Somente no ano passado, a Life360 gerou US$16 milhões com a venda de dados de localização dos seus usuários
Life360 pelo The Markup

Recentemente, a Tile (principal concorrente do AirTag) anunciou que estava sendo adquirida pela Life360 — empresa por trás de diversos serviços de localização primariamente utilizados para localizar familiares e amigos através do smartphone.

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No entanto, parece que seus serviços não são lá dos mais amigáveis. Pois uma reportagem do The Markup indica que a Life360 vende dados de localização dos seus 33 milhões de usuários a basicamente qualquer um que os queira.

Segundo a reportagem, a Life360 vem utilizando seu app para coletar e vender dados de seus usuários a empresas terceiras. Os seus serviços incluem funções como histórico de localização, rotas favoritas, alertas personalizados de localização e diversos outros recursos que facilitam a vida de famílias. Porém, agora que se sabe de forma mais ampla que esses dados andam sendo vendidos para outras empresas (algo, inclusive, explicitado pela empresa), isso coloca em xeque o modo como esses dados são tratados uma vez vendidos.

A reportagem afirma que, no último ano, a Life360 gerou US$16 milhões apenas com a venda de dados de localização dos seus usuários. Um dos ex-funcionários, em entrevista ao The Markup, descreveu a empresa como “uma das maiores fontes de dados para a indústria”.

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Um ex-funcionário da Cuebiq (empresa de marketing parceira da Life360) disse ao The Markup que os dados de localização vendidos pela Life360 são amplamente usados ​​em campanhas de marketing. Funcionários de outras empresas ainda corroboraram, dizendo que, potencialmente, muitas outras empresas também se beneficiam da venda deles.

Os ex-empregados entrevistados ainda brincaram dizendo que, se não fossem os dados superdetalhados vendidos pela Life360, eles nem seriam capazes de realizar suas campanhas de marketing.

Ex-funcionários da Life360 ainda adicionaram que, apesar de os dados vendidos serem anônimos, a empresa não faz o mínimo para protegê-los além do essencial — removendo apenas aqueles identificadores mais óbvios. E, apesar de haver uma opção no aplicativo para impedir que a empresa venda os dados de usuários, poucos deles sabem de sua existência.

Ao The Markup, o fundador e CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Life360, Chris Hulls, disse que os dados são parte integral nos negócios da empresa, já que lhe permitem oferecer serviços gratuitos a muitos usuários. Ele também mencionou que, como dito anteriormente, a empresa conta com políticas de privacidade as quais impedem que seus usuários sejam identificados por meio de tais dados.

Em relação à aquisição da Tile, Hulls disse que a empresa não tem planos de vender dados coletados pelos rastreadores Bluetooth. Mas, de qualquer forma, isso coloca em xeque o quão seguros estarão seus dados cedidos à plataforma e a forma como eles são tratados tanto pela Life360 — ou, ainda pior, por outras empresas.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

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