O melhor pedaço da Maçã.

Dica do dia: usando a tecla “Shift” para interromper temporariamente o login automático do Mac OS X

Exemplo de tela de login no Mac OS X
Tela de login do Mac OS X

A dica de hoje, trazida a nós pelo leitor Manuel Pardo, é importantíssima porque pode ser usada em variadas situações, ao gosto e necessidade de cada usuário. Basicamente, ela ensina como interromper temporariamente o login automático do Mac OS X.

Publicidade
Tela de login do Mac OS X
Exemplo de tela de login no Mac OS X

Essa opção vem definida por padrão no sistema, considerando que a máquina será usada por apenas uma pessoa, com uma única conta. Ela pode ser encontrada no painel Contas (Accounts) das Preferências de Sistema (System Preferences), dentro da área Opções de Login (Login Options). Se na primeira opção dela um usuário específico estiver selecionado, então quando você liga/reinicia o seu Mac não é preciso selecionar nenhuma conta nem digitar senha para chegar à sua Mesa (Desktop).

Tecla Apple - ShiftHá muito tempo, explicamos aqui no site que segurar a tecla Shift na inicialização do sistema leva o Mac OS X para um modo seguro, chamado Safe Boot. O que o Manuel descobriu é que se apertarmos e segurarmos Shift logo após a tela cinza de inicialização desaparecer e trocar para a com fundo azul, tudo o que ele faz é cancelar o login automático e mostrar a janela de seleção de usuários. Simples, assim. 🙂

Você já pode estar imaginando diversas utilidades para isso, mas a que o próprio Manuel levantou é sensacional: sabe aqueles softwares de proteção/vigia remota da máquina [recomendamos três: Undercover, Hidden e/ou Witness]? Eles só servem se o criminoso que a levou conseguir utilizá-la. Ou seja, se você proteger o seu Mac com senha e bloquear o acesso via login, tudo aquilo deixa de fazer sentido e perde a utilidade.

Publicidade

A recomendação, portanto, é criar uma conta básica no seu Mac e deixar esses softwares de segurança instalados, carregando na inicialização. Essa conta deve ser configurada como login automático do sistema. Assim, você pode usar a dica acima e interromper o login quando quiser, selecionando o seu usuário principal — este sim, protegido por senha e com todos os seus aplicativos/documentos importantes.

Bacana, não? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O TextExpander para Mac é uma mão na roda (e menos mão no teclado)

Próx. Post

Enquete: leitores estão bastante divididos entre as versões preta e branca do iPhone

Posts Relacionados