O Facebook e o Instagram lançaram, nesta semana, um novo recurso de legendas de vídeo automáticas alimentadas por inteligência artificial para vídeos do Facebook Live, do Workplace Live e do IGTV. A novidade faz parte de um esforço para tornar as plataformas da rede social mais acessíveis a todos os usuários.
As legendas aparecem automaticamente se o volume do dispositivo estiver no mínimo. Também é possível ativá-las por meio das configurações do Facebook/Instagram ou a partir do menu no próprio vídeo.
No Facebook, são seis idiomas compatíveis: inglês, espanhol, português, italiano, alemão e francês. Já o Instagram disponibiliza suporte a 16 idiomas, português incluso — e, como é possível ver acima, eles têm planos de expandir para ainda mais línguas.
Como o recurso é alimentado por inteligência artificial, o Facebook diz que o sistema também é capaz de se adaptar a novas palavras como “COVID” — essencial para legendar transmissões com foco em saúde pública durante a pandemia.
O sistema pode aprender facilmente uma nova palavra e prever onde ela ocorrerá. Isso foi amplamente possível usando dados de texto de postagens públicas do Facebook para treinar a ferramenta.
De fato, uma boa novidade para ambas as plataformas. 👏
via VentureBeat