O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Apple e segurança

Apple lança Guia de Segurança Pessoal com dicas de proteção física e virtual

Para todas as pessoas preocupadas com assédio, perseguição ou ameaças facilitadas pela tecnologia

Casos de perseguição, roubos e outros tipos de crimes (e tentativas) envolvendo o AirTag têm, infelizmente, se tornado comuns nas manchetes tecnológicas. A Apple tem empreendido esforços para conter esses maus usos do rastreador, como recursos de alerta e apps até mesmo para o Android, mas aparentemente eles não tem sido suficientes.

Publicidade

Pois hoje, de forma provavelmente relacionada, a empresa lançou o seu chamado Guia de Segurança Pessoal do Usuário (Personal Safety User Guide), uma nova página no seu site contendo dicas e orientações para que você possa manter a sua segurança, tanto física quanto online, com os produtos e serviços da Apple.

O guia ainda não está disponível em português, mas é focado em todos os usuários que estão sofrendo (ou preocupados com a perspectiva de sofrer) abuso, perseguição ou assédio potencializados pela tecnologia. A ideia é destacar os recursos de segurança do ecossistema da Maçã e ajudar usuários a cortar laços com pessoas que eles querem bem longe das suas vidas.

Uma das páginas do guia traz uma série de passos para você analisar, nos seus dispositivos e ID Apple, determinadas configurações e recursos que, se ativados ou desativados, podem representar um risco. Elas incluem preferências de compartilhamento, localização, acesso ao iCloud, Compartilhamento Familiar, autenticação de dois fatores, acesso aos dispositivos do HomeKit e muito mais.

Publicidade

Há, também, uma seção específica dedicada ao AirTag e aos demais dispositivos conectados à rede Buscar. A página fala sobre os sons do AirTag, destaca o recurso de segurança que avisa caso um rastreador seja detectado lhe seguindo, e lembra que a Apple disponibiliza um aplicativo para Android que cumpre esse propósito.

No fim do Guia, a Apple oferece ainda algumas checklists para determinadas situações: uma para garantir que ninguém tenha acesso ao seu dispositivo e contas, outra para parar de compartilhar sua localização com outras pessoas e dispositivos, e uma terceira para encerrar o compartilhamento de arquivos e dados previamente enviados pelo Compartilhamento Familiar.

Excelente iniciativa, não?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch salva jovem diabético em crise de hipoglicemia [atualizado: errata]

Próx. Post

Novo clone do macOS promete rodar apps do sistema da Apple

Posts Relacionados