Liderado pelo iPad, o mercado de tablets certamente está explodindo e números recentes mostram uma retração nas vendas de PCs, mas o NPD Group não acredita que ambos os fenômenos estejam diretamente interligados.
Para chegar a essa conclusão, o NPD afirmou que apenas 14% dos primeiros compradores de iPads abandonaram a compra de um PC em prol da tablet — número este que ainda caiu para 12% em outra pesquisa mais recente. Isso significaria, portanto, que as aquisições desses produtos estariam sendo “incrementais” para a indústria da tecnologia de consumo.
Stephen Baker, vice-presidente de análises da indústria no NPD, acredita que os números de vendas de PCs tenham caído recentemente devido à explosão da época do lançamento do Microsoft Windows 7, em 2009, o que também provocara um boom no segmento de netbooks (cuja canibalização pelo iPad também teria caído 50% nos últimos meses).
Falando especificamente no iPad, vale notar ainda o quanto ele — assim como outros iGadgets — movimenta o mercado de acessórios: cerca de 83% dos seus compradores também adquiriram um produto adicional para a tablet, sendo cases os mais populares (e não só as da Apple).
Embora as vendas de iPads restritos a Wi-Fi tenham crescido 33% recentemente, as de modelos com Wi-Fi+3G ainda representam dois terços do total.
[via Betanews]