Anúncios são um dos principais motores de lucro — e de mau uso de dados — da internet. Ultimamente, após informações de que a Apple estaria buscando expandir sua participação nessa seara, novos anúncios (no mínimo esquisitos) na App Store geraram polêmica e podem ter feito a empresa pensar melhor a estratégia.
Além de os anúncios já terem sido retirados, o The Information relatou que a empresa não adicionará mais anúncios no iPhone de maneira significativa e que está satisfeita com o atual crescimento da receita. Também foi descrito um cuidado maior do setor de anúncios com certas questões relativas à privacidade do usuário.
Ainda segundo o veículo, o time que cuida da área está enfrentando certa antipatia por parte dos demais colegas; além disso, membros da própria equipe estão preocupados com o fato de a liderança da empresa estar indo longe demais com o tema. Em 2018, por exemplo, haveria surgido a ideia de adicionar publicidade na busca da tela inicial, algo abortado.
Essas informações vão de encontro ao que disse o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, para quem os Mapas ganharão anúncios — no iPhone — em 2023. Também foi dito que a Apple usará o contrato de exclusividade com a Major League Soccer para expandir a publicidade.
De qualquer forma, o que o The Information trouxe é sem dúvidas uma maneira da Maçã tranquilizar o público tanto no sentido de que o iPhone não vai virar uma página de classificados quanto com relação ao uso dos dados. Resta saber se a empresa cumprirá as promessas ou se a Transparência no Rastreamento de Apps se provará apenas uma estratégia para canibalizar concorrentes no mercado de anúncios.
via 9to5Mac