O melhor pedaço da Maçã.

Intel apresenta nova plataforma móvel para fabricantes, prometendo avanços em gráficos integrados

Logo da Intel

Logo da IntelA Intel aparenta estar trabalhando intensamente para aprimorar o desempenho dos seus gráficos integrados para futuros processadores móveis, conforme relata o Fudzilla. O rumor sugere que a empresa está promovendo a sua futura geração de CPUs para notebooks (cujo codinome é Arrandale) para seus parceiros como muito mais avançada nesse quesito, apesar de não fazer comentários em público.

Publicidade

Para estabelecer um comparativo justo, a linha Arrandale seria para os notebooks o que a Nehalem é para os desktops, mas com um diferença: trata-se de uma solução SoC (System on a Chip), que combina o processador com a GPU e conectividade Wi-Fi. Enquanto o desempenho da CPU é de arquitetura semelhante à encontrada nos Macs Pro, só restava lançar especulações sobre os gráficos da nova plataforma.

Talvez a Intel esteja fazendo isso atrás das cortinas apenas para jogar verde e acelerar a migração pra Arrandale a partir da atual Montevina — usada pela Apple em quase todos os seus Macs, exceto o seu desktop profissional e o Xserve. Mas se ela for realmente mais ágil, o quanto a expressão “mais rápida” vale em termos computacionais pode colocá-la como concorrente direta da NVIDIA para soluções gráficas integradas.

Publicidade

Considerando a diferença de desempenho gráfico das soluções atuais das duas empresas, o que estou falando é uma tremenda loucura: o chipset gráfico mais barato da NVIDIA é até cinco vezes mais rápido que a solução da Intel usada nos MacBooks brancos até o início deste ano. Porém, nunca a fornecedora de processadores da Apple teve a chance de empregar uma solução de SoC com a abrangência da linha Arrandale, que deverá chegar ao mercado entre o final de 2009 e o início de 2010.

A briga judicial entre Intel e NVIDIA poderá impedir a Apple de usar a GeForce 9400M no futuro, o que pode descartar os gráficos integrados da sua linha de computadores, ou fazê-la migrar novamente para o design da Intel. Se este se equiparar ao das soluções da NVIDIA, acredito que poderá ser um boa mudança; do contrário, é bom que os próximos Macs já estejam sendo projetados com alternativas nesse sentido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Simple Help Editor facilita a criação de sistemas de ajuda para aplicativos do Mac OS X

Próx. Post

Douglas Fischer anuncia seu primeiro app para iPhones/iPods touch, o Sorteando [atualizado]

Posts Relacionados