O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria trabalhando em solução semelhante ao ChatGPT

Tada Images / Shutterstock.com
Siri no iPhone

O meteoro chamado ChatGPT — e outras soluções da OpenAI — trouxe novas dimensões à inteligência artificial com que estávamos acostumados.

Publicidade

Assim, uma nova reportagem do The New York Times levantou a questão que paira sobre nossas cabeças, mas ninguém tinha a coragem de perguntar: se os assistentes virtuais como Siri, Alexa ou Google Assistente foram lançados com a premissa de utilizar o melhor do aprendizado de máquina, como conseguiram “perder” a corrida da IA?

É possível que não saberemos nunca as razões por trás da demora, porém, a matéria sugere algumas. As empresas estão correndo contra o tempo perdido, como é o caso do Google, que já anunciou novidades de IA chegando ao Workspace; e, segundo o NYT, a Apple também estaria trabalhando em uma solução semelhante ao ChatGPT.

O artigo relembra que a Siri foi lançada em 2011 (mais de uma década atrás) e já deveria ter recursos o suficiente para “se tornarem indispensáveis” — o que não aconteceu e os chatbots acabaram conquistando esse terreno.

Publicidade

A razão, conforme informações de John Burkey (ex-engenheiro da Apple que trabalhou com a assistente de perto), seria por conta de “obstáculos tecnológicos” e “código desajeitado”. Esses problemas teriam levado “semanas” para que a Siri fosse atualizada com “recursos básicos”.

A Siri também tinha um design pesado que consumia muito tempo para adicionar novos recursos, disse Burkey, que recebeu a tarefa de melhorar a Siri em 2014. O banco de dados da Siri contém uma lista gigantesca de palavras, incluindo nomes de artistas musicais e locais como restaurantes, em quase duas dúzias de idiomas.

Isso se tornou “uma grande bola de neve”, disse ele. Se alguém quisesse adicionar uma palavra ao banco de dados da Siri, ele acrescentou, “vai ser acrescentado a uma grande pilha”.

Isso quer dizer que o problema parece mais profundo e a Siri enfrenta problemas fundamentais em sua construção, o que dificulta a adição de novas frases e recursos à assistente virtual, podendo levar até um ano inteiro.

Embora não haja muitos detalhes sobre como a Apple estaria trabalhando para resolver esses problemas, a matéria afirma que os engenheiros da Maçã, incluindo a equipe Siri, vem testando conceitos de geração de linguagem (natural) a cada semana.

E esses esforços são notórios, visto que a Apple chegou a realizar uma conferência interna de IA para funcionários no mês passado. Os frutos desses esforços, entretanto, ainda vamos precisar esperar para ver — e torcemos para que seja logo, afinal, atrasada ela já está.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 13 de 256GB com 22% de desconto

Próx. Post

iOS 16.4, iPadOS 16.4, macOS 13.3 e watchOS 9.4 ganham quartas betas

Posts Relacionados