O melhor pedaço da Maçã.

Surgem imagens de como o Android detectará AirTags

Depositphotos
Homem segurando AirTag com a mão e reflexo no espelho

No mês passado, foi anunciada uma proposta conjunta da Apple e do Google para combater o uso indevido de AirTags e de outros rastreadores. A ideia era que esses dispositivos se tornassem compatíveis com métodos de detecção de rastreamento não autorizado, de modo a alertar pessoas que estejam sendo rastreadas, sejam usuários de iPhones ou de aparelhos Android.

Publicidade

E agora estamos vendo, pela primeira vez, os resultados dessa cooperação entre as companhias. Capturas de tela publicadas no Twitter pelo jornalista Mishaal Rahman mostraram uma nova área do Android destinada à identificação de rastreadores indesejados/desconhecidos. Vale lembrar que os iPhones já têm essa capacidade, de modo que a novidade visa a proteger também usuários do sistema do robô.

Aqui estão algumas capturas de tela do recurso de alerta de rastreadores desconhecidos prestes a ser lançado do Android, que avisa de rastreadores potencialmente indesejados perto de você.

As imagens mostram um recurso de escaneamento manual. Por meio dele, o aparelho poderá procurar AirTags e rastreadores de outras marcas, como os da Pebblebee, que estejam por perto. Caso seja identificado, o app mostrará qual é o modelo do dispositivo, bem como disponibilizará a opção de o rastreador tocar um som.

Apesar de não ser mostrado, pode-se imaginar que haverá algum recurso de detecção automática. Essa função é, provavelmente, a mais útil, considerando que, em se tratando de rastreamento desconhecido, o ideal é que o usuário seja alertado sem que precise ficar procurando manualmente pelos dispositivos.

Vale lembrar que essa integração está sendo concretizada graças a uma nova especificação que será implementada no iOS e no Android. Com o apoio de especialistas da área de segurança e defesa, está sendo coletado o feedback de fabricantes de rastreadores para que a novidade seja finalmente lançada. As empresas prometeram fazê-lo até o final do ano.

Publicidade

Esses esforços são uma resposta aos muitos casos de stalking envolvendo AirTags e produtos similares. Apesar de serem bastante úteis, ajudando a rastrear objetos e encontrar itens perdidos, usuários mal intencionados também estão usando os dispositivos para rastrear outras pessoas de forma indevida. Ainda que os recursos presentes no iOS ajudem, os usuários de Android encontram-se, até agora, um tanto desamparados.


Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro: fundador da Oculus defende bateria externa e preço

Próx. Post

UE poderá obrigar Apple a facilitar migração de dados do iCloud

Posts Relacionados