Falamos originalmente do problema em março. Em julho, ainda sem uma posição oficial da Apple, consumidores se juntaram para abrir um processo contra ela e até deram um nome ao caso: #Staingate
.
De ontem para hoje, finalmente pintaram no GSX (Global Service Exchange, o sistema interno que assistências técnicas autorizadas Apple têm acesso) informações oficiais sobre o problema com orientações do que fazer.
A Apple diz:
Em modelos de MacBook e MacBook Pro com telas Retina, o revestimento antirreflexivo da tela pode se desgastar ou delaminar em determinadas circunstâncias.
Se os clientes informarem um problema com a aparência da tela, confirme se o problema está relacionado ao revestimento antirreflexivo, conforme descrito neste procedimento, e substitua a tela Retina afetada. A Apple autorizará a cobertura para o período de até três (3) anos da data de compra original ou um (1) ano a partir de 16/10/2015, o que for maior.
Qualquer MacBook Pro lançado entre meados de 2012 e meados de 2015 pode ser afetado pelo problema, segundo a documentação da Apple. Felizmente, conforme ela aponta, a tela é trocada sem custo nenhum para o cliente mesmo após o término da garantia.
Quem chegou a pagar diretamente pela troca do componente antes disso pode tentar entrar em contato com a Apple para obter um reembolso. Ela costuma agir positivamente nesses casos.
No Brasil, clientes afetados devem se direcionar a uma das duas Apple Retail Stores ou a qualquer Centro de Serviço Autorizado Apple.
[dica do André Pessica]