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iMessage no iPhone

Siri em breve se adaptará aos seus apps favoritos de mensagens e chamadas

Assistente virtual aprenderá ainda mais sobre seus hábitos de comunicação

Para quem diz que a Apple é inflexível, uma futura ação da companhia, anunciada hoje, mostra que ela está mais do que disposta a encontrar um meio-termo para ajudar os usuários (e desenvolvedores) em prol da inércia dos seus sistemas, principalmente em relação à Siri.

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Não entendeu muito bem? Explico: em uma reportagem publicada hoje cedo pela Bloomberg, a gigante de Cupertino foi questionada sobre o aumento do número de apps próprios pré-instalados em seus gadgets, e a impossibilidade de usar apps de terceiros como opções padrões em vez dos recursos nativos. Eis que, logo após a indagação, a Apple divulgou um comunicado para o veículo confirmando que uma futura atualização do iOS “afrouxará” as restrições de suporte da Siri a apps de mensagens de terceiros.

Isso significa que, quando a atualização for lançada, a Siri adotará como padrão os apps de mensagens mais utilizados. Nesse sentido, se alguém utiliza o WhatsApp mais do que o iMessage para se comunicar com outra pessoa, por exemplo, a Siri iniciará uma nova conversa pelo WhatsApp. Naturalmente, os desenvolvedores precisarão implementar e ativar a nova funcionalidade da Siri em seus aplicativos quando ele for disponibilizado.

Atualmente, quando usuários de iPhones solicitam à Siri que ligue ou envie uma mensagem para alguém, o sistema utiliza, por padrão, os apps Telefone e Mensagens, da Apple; contudo, se você deseja usar o WhatsApp ou o Skype, é preciso dizer isso especificamente. Ainda segundo a Maçã, essa funcionalidade também será expandida para chamadas feitas por meio de apps de telefone de terceiros, mas não foi informado quando isso ocorrerá.

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Vale enfatizar ainda que não será possível definir apps de terceiros como padrão em um iPhone, em vez disso, a Siri (presumivelmente a partir do aprendizado de máquina) entenderá as suas preferências e indicará, com base no seu uso, qual app de mensagens usar. Não obstante, a novidade certamente contribuirá (e muito) para a experiência de usuário, tornando esse processo ainda mais simples e intuitivo.

Em nota, a Apple também respondeu à acusação antitruste por supostamente “priorizar” os seus apps em face a outros disponíveis na App Store. Confira a resposta completa a seguir:

A Apple oferece aos seus usuários uma experiência que só é possível com a integração entre hardware, software e serviços. Desde o primeiro iPhone, incluímos aplicativos para oferecer aos clientes uma ótima experiência para fazer ligações, reproduzir músicas, navegar na web e muito mais. Com cada geração do iPhone, aprimoramos os recursos internos para nossos clientes com alguns aplicativos padrões projetados para oferecer um ótimo desempenho, poupar o uso da bateria, integrar diversos recursos e proteger [os usuários] com tecnologias de ponta em segurança e privacidade. Também criamos a App Store, o local mais seguro para obter aplicativos, para que os clientes possam escolher entre milhões de apps e encontrar aqueles que melhoram ainda mais os seus iPhones. Nas poucas categorias em que a Apple também possui um aplicativo, temos muitos concorrentes bem-sucedidos e estamos orgulhosos de que o sucesso deles seja responsável por quase 2 milhões de empregos nos EUA em um próspero mercado de bilhões de dólares para desenvolvedores. Nossa estrela-guia é sempre criar os melhores produtos para nossos clientes, e é por isso que o iPhone tem a maior satisfação de clientes do setor.

Ainda não se sabe exatamente em qual atualização (ou quando) a nova funcionalidade será lançada, apenas que isso ocorrerá ainda neste ano. Como dissemos, entretanto, não basta ela ser disponibilizada, já que os desenvolvedores deverão implementá-la em seus apps — logo, esse pode ser um processo bastante rápido, ou bem demorado.

via MacRumors

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