De acordo com a Bloomberg, a Apple está realizando mudanças em seus negócios internacionais de maneira a dar ainda mais destaque para a Índia, fazendo do país sua própria região de vendas. A intenção seria buscar expandir sua presença no país, já que ele é um mercado em crescimento.
No último resultado financeiro divulgado pela Apple, a empresa afirmou que a Índia foi um dos países que alcançaram um recorde trimestral nas vendas. Isso deve se intensificar dado os esforços da Maçã, a qual já vem investindo no país em diversas áreas há um certo tempo.
Embora a maioria dos indianos utilize dispositivos Android, a companhia reconhece o potencial do segundo maior mercado de smartphones do mundo e tem aumentado a produção de alguns modelos de iPhones no país — incluindo o iPhone 14 —, até para não depender completamente da China. A Foxconn, fornecedora da Apple, deverá investir US$700 milhões para aumentar as capacidades de produção na Índia.
Os indianos já podem adquirir produtos da Maçã online desde 2020 e também em revendedoras autorizadas. Rumores apontam que a empresa quer, portanto, aumentar o número de revendedoras, além de muitos indícios levarem à conclusão de que logo, logo, ela deverá abrir as primeiras lojas físicas em Mumbai e Nova Délhi.
A mudança na Índia para sua própria região de vendas foi anunciada após a aposentadoria de Hugues Asseman, vice-presidente responsável pela Índia, pelo Oriente Médio, pelo Mediterrâneo, pela Europa Oriental e pela África. Ashish Chowdhary assumirá o cargo de chefe da Índia e responderá diretamente ao chefe de vendas de produtos da Apple.
Ainda que a Índia tenha um foco maior na Maçã, os relatórios regionais de vendas continuarão a agrupar a Índia com a Europa, o Oriente Médio e a África.