Numa patente registrada hoje pela Apple nos Estados Unidos, é apresentado um conceito de integração entre bicicleta e dispositivo eletrônico de forma análoga ao acessório Nike+, usado atualmente para tênis de corrida. O documento publicado mostra como uma série de sensores no iPod/iPhone e na bicicleta poderiam ser usados em conjunto para monitorar inúmeros aspectos da prática esportiva.
Criado para uso individual, o sistema poderia ser empregado também por conjuntos de indivíduos para ajudar na comunicação entre os ciclistas e o monitoramento da equipe inteira. A patente expande os cenários de uso do invento, mencionando seu emprego em situações variadas, como em veículos automotores de duas ou quatro rodas, ou até em montarias animais.
Assim como no Nike+, esta aplicação seria capaz de registrar automaticamente mapas de trajetos, com o adicional de registrar imagens e orientações sobre o trajeto (inclusive com fotos e vídeos, além de integração com o Google Street) e conter reviews de cada trajeto associados ao nível de perícia dos ciclistas, com informações como inclinação do trajeto auxiliando na decisão por determinada rota.
· · ·
Um outro invento descreve um aplicativo para iPhones que poderia ser empregado para auxiliar em outro tipo de esporte: compras. Desde encontrar o melhor lugar para estacionar até prover mapas com promoções de interesse para o usuário em um centro de compras, o app descrito neste documento seria o assistente de compras definitivo, podendo ser ligado a um determinado local — como app de um determinado shopping, por exemplo.
As possibilidades de orientar os compradores com mapas precisos (o velho “você está aqui”) e localizar lojas e produtos tornariam a experiência de ir às compras mais fácil e divertida. Dependendo da aplicação, o app poderia prover até uma forma segura de pagar determinados serviços, como estacionamento, entradas pro cinema ou vagas num restaurante.
Funções sociais também poderiam constar neste tipo de app, inclusive fornecendo a localização de pessoas conhecidas dentro do shopping e promovendo certos estabelecimentos num “mapa de calor”, que exibiria locais onde as vendas estivessem acima do normal — um bom indicativo para uma promoção em andamento.