As Apple Retail Stores são um dos principais diferenciais da gigante de Cupertino sobre seus concorrentes. Amplos ambientes com dispositivos posicionados estrategicamente constroem a marca em lojas. Além de levar a experiência do consumidor a sério, elas também dão bastante dinheiro para a companhia.
Mesmo com John Browett — ex-vice-presidente sênior de varejo, demitido no mês passado — no comando, a companhia teve uma ótima performance durante o ano. Segundo uma pesquisa do asymco, as Apple Retail Stores receberam 94 milhões de visitas durante o trimestre passado, a segunda maior quantidade de visitantes por trimestre da história da companhia — atrás apenas do último trimestre de 2011. Cada um desses visitantes conversou durante 13 minutos com um vendedor e gastou US$45, em média.
Entretanto, o número de visitantes por empregados permanece quase o mesmo que em 2008, numa faixa que varia entre 2-3 mil. O alto número de visitantes e a qualidade dos produtos/serviços da Apple garantiram 17% de crescimento ano a ano da receita das lojas.
A expansão mundial das lojas continua forte. No ano fiscal de 2013, a empresa pretende abrir 30-35 lojas, sendo três quartos delas fora nos Estados Unidos — tudo indica que uma delas será no Rio de Janeiro. 🙂
[via MacNN]