Diga adeus aos seus apps PowerPC favoritos, pois o OS X Lion não terá mais Rosetta


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
13/06/2011 às 18:09

Pedra de RosettaSeu aplicativo favorito parou de ser compilado há eras e hoje só existe em PowerPC? Meus pêsames: o OS X Lion, conforme já sabemos há algum tempo, não contará com o Rosetta, sistema de execução de apps compilados para os processadores usados em Macs antigos.

Mas o que fazer, se seu trabalho, sua vida e sua sanidade dependerem de um aplicativo PowerPC? A Macworld respondeu a essa dúvida de um de seus leitores com três alternativas exequíveis, ainda que não muito agradáveis. A primeira, e mais óbvia, é simplesmente não fazer o upgrade para o Lion. Fique com o Snow Leopard por mais alguns anos, o mundo não vai se acabar só porque você não tem nenhuma das novidades maravilhosas que a Apple colocou no Mac OS X 10.7.

Ok, isso é pedir demais. Neste caso, um “plano B” pode ser uma boa: crie uma partição secundária com o Snow Leopard, assim você vai poder ter sempre o Lion e, quando desejar, pode voltar ao leopardo das neves para rodar seu velho app fiel com a ajuda do Rosetta. Isso não é muito produtivo, bem verdade…

A terceira opção é bem restrita ao aplicativo em questão, uma versão antiga do Quicken: instale o Windows no seu Mac! Afinal de contas, a versão deste app para o sistema operacional da Microsoft é, por algum motivo obscuro, muito superior à para Macs. Só que quem quer instalar o Windows num Mac? Talvez dê pra usar um Parallels da vida para rodar o Snow Leopard como máquina virtual, não?

Enfim, o caso é sério para quem depende de um app compilado apenas para PowerPC e é ao mesmo tempo uma bênção e uma pena que a Apple esteja caminhando tão rapidamente. Por um lado, o impulso em direção ao futuro é bem-vindo. Por outro, quem vai ficando para trás tem todos os motivos para se sentir #FOREVERALONE.

Neste momento, toco uma melodia triste para o trackpad do meu MacBook.

[via MacRumors | imagem: Wikipédia]

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: