A Apple pode ter completado 33 anos de vida no último dia 1º, mas o seu principal público consumidor parece ser mesmo o de jovens. A Piper Jaffray acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre intenções de compra, envolvendo entrevistas com 600 pessoas, e veja só o que ela descobriu:
- 16% dos estudantes pretendem comprar um iPhone nos próximos seis meses, sendo que 8% já possuem um, contra 9% e 6%, respectivamente, há um ano;
- O market share do iPod subiu para 86%, contra 84% há seis meses (o mais próximo dele é o Microsoft Zune, com 4%);
- Dos 40% de jovens que afirmaram comprar músicas online legalmente, praticamente todos (97%) disseram que usam o iTunes, contra 81% em abril de 2008.
De acordo com o analista Gene Munster, da PJ, os dados da pesquisa também são cruzados com questionários online, respondidos por mais de 7.500 estudantes.
“O domínio da Apple em eletrônicos domésticos e mercados de música online continua intacto”, declarou Gene aos seus clientes. “Nós acreditamos que a demografia de jovens é um componente crítico no crescimento a longo prazo em mercados de música digital e mobile, e a Apple está explorando sua posição líder em música, ao mesmo tempo em que move-se agressivamente para dentro do segmento móvel.”