Apple comete deslize e possibilita assinaturas do iTunes Match através da sua loja brasileira; hum… ;-) [atualizado 3x]

Com toda a expectativa para a possível inauguração da iTunes Store brasileira nesta semana, nos últimos dias algumas coisas, digamos, “estranhas”, têm acontecido na loja.

O leitor Joctan dos Santos havia nos alertado de que o botão referente ao iTunes Match estava aparecendo na loja brasileira, mas hoje o Leonardo Otsuka afirmou que conseguiu realizar a assinatura do serviço. Curiosos que somos, fomos conferir de perto — e sim, nós também conseguimos, embora a coisa não esteja nada funcional por ora.

iTunes Match pela loja brasileira

Observe que toda a tela já está em português.

A iTunes Match armazena a sua biblioteca de músicas inteira no iCloud, incluindo músicas de CDs, e permite que você a desfrute em qualquer lugar, a qualquer hora, nos seus dispositivos iOS, computadores ou na Apple TV. Este é um outro recurso além daqueles gratuitos que você já tem com o iTunes no iCloud.

Clicando em “Assinar por $24.99 ao ano” [o que já é um indício de que, conforme afirmam rumores, inicialmente a iTunes Store Brasil continuará trabalhando com valores em dólares], chegamos à janela de login a seguir:

iTunes Match pela loja brasileira

Depois disso, fomos levados aos termos e condições da loja — o qual, vejam, já cita a iTunes Store e “cartões de crédito emitidos por bancos no Brasil” como forma de pagamento. A coisa é bastante direcionada e localizada.

iTunes Match pela loja brasileira

Aceitamos os termos e chegamos a um erro que o Leonardo já tinha nos comentado:

iTunes Match pela loja brasileira

Apesar disso, a assinatura é de fato realizada imediata e instantaneamente.

Eis uma SMS que recebi do Banco do Brasil, confirmando a cobrança de R$45,31 no meu cartão de crédito VISA:

iTunes Match pela loja brasileira

Logo depois também recebi um email, totalmente em português:

iTunes Match pela loja brasileira

Na área de informações da minha conta, na loja brasileira, também já consta o “iTunes na nuvem” com uma referência ao iTunes Match. Ele indica que a minha assinatura do serviço “se renovará automaticamente em 12 de Dec [dezembro] de 2012.”

iTunes Match pela loja brasileira

Iremos entrar em contato com a Apple para saber o porquê de isso ter acontecido e como a coisa se sucederá agora, que o serviço inclusive já foi cobrado — porém não está funcional, visto que a loja brasileira (ainda) não dispõe de músicas.

Esse descuido também é um tanto curioso pelo fato de que, atualmente, o iTunes Match só está disponível nos Estados Unidos — mesmo todos os outros países que já possuem iTunes Stores completas há anos ainda não dispõem dele (e dificilmente a nossa terá, logo de início). O que mais importa é que a base já está pronta para quando for a hora de o recebermos.

Atualização

E, após a atualização para o iTunes 10.5.2, diversos leitores que também experimentaram fazer a assinatura do iTunes Match nos avisaram que o recurso aparentemente começou a funcionar.

Confira algumas screenshots:

iTunes Match rodando no Brasil

iTunes Match rodando no Brasil

iTunes Match rodando no Brasil

Curioso, não? ;-)

Atualização II

E a confusão continua: diversos leitores estão vendo agora o menu da iTunes Store como o da loja norte-americana, constando Music, Movies e afins:

Menu da iTunes Store Brasil

Como não está em português ainda, me parece ser um erro (aqui, por exemplo, o menu está em branco!) — mas é muita coincidência isso tudo acontecer justo na semana quando se espera a estreia da loja brasileira.

Atualização III

A coisa está melhorando: menus em português!

Menu da iTunes Store em português

Área que já mostra músicas sertanejas:

Sertanejo na iTunes Store BR

Obrigado a todos os leitores que estão colaborando com este post! ;-)

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