Até a WWDC 2013, Apple completará 230 dias sem anunciar um novo produto ou serviço para o público

Hoje pela manhã a Apple fez um anúncio pra lá de importante: confirmou as datas da WWDC 2013, evento anual da empresa para desenvolvedores que acontecerá entre 10 e 14 de junho. Assim, levando em consideração a data do último evento (em 23 de outubro de 2012) e a do futuro, Jay Yarow, do Business Insider, reparou que serão longos 230 dias os separando.

Gráfico com o período entre eventos da Apple

O gráfico acima nos mostra que, desde 2010, no lançamento do iPad, o período mais longo entre eventos/lançamentos da Apple foi de 132 dias — na época, as ações da empresa valiam cerca de US$200. Isso mesmo: o período atual de “abstinência” perdurará por quase o dobro desse tempo. O gráfico também explica que, exatamente por essa razão, o mercado financeiro está puxando os cabelos, sem nenhuma pista do que Tim Cook e sua equipe estão tramando. E isso, é claro, influenciou bastante as ações da empresa, que estão em queda livre há bastante tempo — ultrapassaram os US$700 e agora estão em cerca de US$400.

Ao meu ver, tudo isso tem uma explicação: a saída de Scott Forstall, ex-chefão do iOS. Com essa decisão, Cook promoveu profundas mudanças organizacionais na empresa e correu para lançar um monte de produtos no fim de 2012 (iPhone 5, MacBook Pro Retina de 13″, novos Macs mini e iMacs, novos iPods, novos iPads) dando tempo suficiente (230 dias) para Jony Ive, Craig Federighi, Bob Mansfield e Eddy Cue colocarem as mãos na massa e apresentarem resultados de acordo com suas novas posições.

Se esse tempo servirá para fazer as mudanças que Ive e os outros executivos querem fazer nos produtos e serviços atuais, já existentes (iOS, iPhone, iPad, Mapas, etc.) ou se será suficiente também para preparar novos produtos/serviços (“iWatch”, “iRadio”, “iTV”/Apple TV renovado), eu não sei. Mas o que importa, principalmente para analistas e palpiteiros de plantão, é que mudanças virão.

Mas que faz sentido, faz. Eu bato nessa tecla desde que Cook anunciou essas mudanças e realmente acredito nisso. A partir do meio do ano começaremos a ver o trabalho dessa “nova equipe” e, daí pra frente, as coisas poderão voltar ao normal, com eventos e lançamentos de produtos espalhados ao longo do ano, ocupando melhor o calendário.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.