O iFund, fundo de investimentos para desenvolvedores de jogos e aplicativos para iPhones, acaba de anunciar seu novo alvo: a ngmoco, nova start-up de fabricação de jogos para a plataforma da Apple.
A empresa utilizará o dinheiro — a quantia, porém, não foi divulgada pela firma de capitais de investimentos Kleiner Perkins Caufield & Byers — para desenvolver novos títulos para o iPhone e já abriu contratações de novos desenvolvedores, produtores e outros funcionários para a sua equipe de desenvolvimento de games. A escolha não foi aleatória: a ngmoco é presidida por Neil Young, ex-funcionário da gigante Electronic Arts.
Como também já reportamos, após a liberação de estatísticas de downloads/vendas diárias pela Apple na App Store, o novo mercado está se mostrando bastante lucrativo para alguns desenvolvedores.
Apesar de ser distribuído gratuitamente, o jogo musical Tap Tap Revenge bateu, neste final de semana, a marca de 1 milhão de downloads e, com isso, tornou-se o segundo título para iPhones e iPods touch a atingi-la. O primeiro foi famosíssimo cliente social Facebook.
Se pensarmos no total de donos de iPhones, pode-se dizer que um em cada cinco (~20%) deles baixou o aplicativo — que gerou, ainda, vendas de 2,5 milhões de músicas para o jogo, principalmente de artistas independentes e/ou desconhecidos.
Diante de tais números, a Tapulous, criadora do título, já negocia com grandes gravadoras o lançamento de uma edição premium do jogo (paga, evidentemente), acompanhando canções famosas de artistas consagrados.
Para comemorar a marca, a Tapulous anunciou a distribuição gratuita de 1.000 álbuns através do portal Lala, que oferece um catálogo online com mais de 5 milhões de músicas, incluindo grandes nomes como Rihanna, Coldplay, Miley Cirus, Jonas Brothers, Katy Perry, Pussycat Dolls, entre outros. Todos os membros da empresa já ganharam instantaneamente, também, 100 músicas gratuitas no Lala.