O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desenvolvedor cria versão do Doom para iPhone usando API secreta da saída de vídeo

Já falei anteriormente sobre a descoberta e os avanços posteriores feitos por uma redatora do Ars Technica acerca do uso de uma API oculta no SDK do iPhone. Tal recurso lança mão da saída de vídeo do aparelho, o que permitiu que a Freeverse criasse uma versão do Moto Chaser que pode ser jogada em uma TV.

Publicidade

No último final de semana, ela foi novamente procurada para ajudar em um projeto semelhante. O objetivo? Portar o jogo Doom para o iPhone, de forma que ele pudesse ser jogado em uma “TV” e o iPhone atuasse como um controle, confira:

Doom no iPhone

Como é possível observar na imagem acima, a adaptação foi feita de forma a portar todos os comandos básicos do clássico Doom para a tela do iPhone, com a “TV” — nesse caso, o monitor monocromático de um Apple II — fornecendo a interface. Os botões bem grandes favorecem o controle do personagem e a seleção de armas, mas é impossível saber como o jogo se comportaria apenas na pequena tela de 3,5 polegadas do aparelho.

A melhor parte é que você mesmo pode testá-lo em seu iPhone ou iPod touch, caso seja um desenvolvedor registrado pela Apple — é preciso estar inscrito no programa de desenvolvimento para testar aplicativos no aparelho, o que custa US$100/ano.

Publicidade

Steven Troughton-Smith, criador da façanha, congelou o código do aplicativo e ele está disponível em um repositório do Google Code. A redatora do Ars explica passo-a-passo o que é preciso para colocar esta demo para rodar em seu iPhone e jogar na TV — julgando que você possua o cabo necessário — neste artigo.

[Dica do Pedro Henrique Cavallieri Franceschi, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

MacRabbit disponibiliza primeiro beta público do Espresso

Próximo Artigo

Intel lança processador quad-core de baixo custo para portáteis

Posts Relacionados