O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Resenha: Pages ’09, o mundo acadêmico bate palmas

Ícone do PagesDizem que o bom escritor não precisa de mais que o simples “editor de textos” para colocar as suas ideias em dia. A nova versão do Pages, que estreia na versão ’09 do iWork, entra em cena justamente quando se é necessário fazer algo mais complexo, como a redação da sua tese de mestrado ou um relatório de várias páginas, mas sem a complexidade de comandos escondidos entre menus.

Publicidade

O segundo botão do menu de ferramentas, da esquerda para a direita, é o “Tela Cheia”. Esse comando joga unicamente o documento na sua tela. Esqueça aí janelas de chat e distrações do desktop. É um prato cheio para a revisão daquele texto mais complicado. A barra de rolagem entre as páginas fica à direita da folha em revisão. Você também pode optar por ver as “miniaturas” (thumbnails) de cada página, como na visualização de PDFs, ao colocar o mouse na esquerda tela.

Pages '09 em tela cheia

Pode ser que, ao revisar o documento, você perceba que precisa completar a origem das citações utilizadas. Para tal, a Apple colocou um comando de compatibilidade com o EndNote X2. Pode ser que você nunca tenha usado um software gestor de bibliografia, mas a ferramenta ajuda muito. O difícil é baixar o software (ele oferece um trial de 30 dias) e criar um bibliografia. Depois disso, basta pegar o comando “Inserir” e pedir o link com uma citação de um livro já catalogado no software do ramo.

Integração do Pages '09 com o EndNote

Para quem gosta de fazer mala direta, o Pages ’09 pode ser um bom ajudante. Uma vez editado o documento em questão, pegue a janela “Inspector” e mande ligar o documento com uma planilha do Numbers. Daí em diante, basta pegar os campos desejados e começar a fazer as ligações com as colunas da planilha. Depois disso, é só questão de mandar produzir o documento.

Gráficos no Pages '09

A mesma facilidade de edição de mala direta pode ser conferida na edição de gráficos dentro do software. A Apple colocou essa nova ferramenta por meio de uma nova janela que pode ser aberta ao editar o gráfico. Nela, você pode editar os números, colunas, etc. — vai da sua criatividade e finalidade.

Outlines do Pages '09

Por último, veio o comando “Esboço” (“Outline”), que ajudou até mesmo na confecção deste texto. Com ele é possível criar uma lista — como se fosse um sumário — de itens a serem discutidos em um documento. A ordem e a importância de cada item na lista podem ser definidas pelo simples comando de arrastar e soltar a linha.

Publicidade

A conclusão é que o Pages ’09 pode sim substituir o Microsoft Word em muitos gaps que o software concorrente traz. É muito provável que, se procurou o editor de textos da Apple, você queria dar “um plus a mais” em um texto, seja colocando uma foto de um jeito bacana, ou para colocar um gráfico com uma forma mais estilosa (em 3D, por exemplo). Para tal finalidade, o Pages ’09 faz muito bem o seu trabalho.

. . .

Confira também as resenhas do Numbers ’09 e do Keynote ’09.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Jogo de bolinhas de gude em Flash é portado para o iPhone por brasileiros

Próximo Artigo

Marc Andreessen é entrevistado por Charlie Rose e fala sobre o iPhone

Posts Relacionados