Aos poucos, aquele projeto de internet pela rede elétrica se torna realidade no Brasil: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a sua regulamentação há 10 dias e ontem (13/4) finalmente a oficializou no Diário Oficial da União.
A resolução de número 527 — Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL) — obriga que os serviços funcionem em frequências pré-determinadas pela agência (entre 1.705kHz e 50MHz), de maneira que não haja “interferência prejudicial”. O sistema poderá ser controlado e desligado remotamente, caso seja necessário.
Empresas interessadas já podem solicitar autorização para atuar em BPLs e terão tempo suficiente para se adaptar às regras impostas pelo regulamento. Enquanto isso, as operadoras de telefonia se opõem contra a novidade, evidentemente, desesperadas com o aumento exponencial de concorrência. Adoro! 😀
O novo sistema já está sendo testado em Barreirinhas (MA), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Santo Antônio da Platina (PR) e em Porto Alegre (RS). Algum felizardo aí lê o MacMagazine usando uma conexão dessas?
[Dica do Francisco Medeiros, obrigado!]