O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

John Gruber fala sobre downgrade do Flash Player no Snow Leopard: “O que a Apple poderia ter feito de diferente?”

Flash PlayerAs reclamações de usuários sobre o downgrade do Flash Player feito pela Apple no Mac OS X 10.6 Snow Leopard — junto dos vários relatos que saíram pela internet sobre isso — podem ter sido totalmente exagerados, de acordo com John Gruber, do blog Daring Fireball. Talvez a preocupação esteja no fato de que a última versão do aplicativo corrige sérias vulnerabilidades de segurança, mas, dado o cronograma de lançamento do sistema da Apple, isso deveria ter sido mais fácil de entender do que realmente foi.

Publicidade

Isso porque a versão do Flash Player anterior à mais recente foi integrada por padrão ao Snow Leopard após os testes de compatibilidade casuais, já que o plugin da Adobe é um componente padrão do sistema. A mais recente versão do Flash foi liberada em 30 de julho, enquanto o Snow Leopard virou Golden Master uma semana depois — embora só tenhamos sabido disso em 12 de agosto.

Não importa se estamos falando do mais importante componente do sistema ou do mais insignificante: de acordo com Gruber, ambos levariam bem mais que uma semana para serem congelados a um sistema operacional prestes a ir ao mercado. Julgando que a Apple o lançou antes do previsto e precisava contar com desenvolvedores fazendo testes constantes para entregar a maior compatibilidade possível a milhões de usuários, ela não iria parar tudo para se focar em atualizar o Flash Player no pacote final.

O que deve ficar claro aqui é o fato de que a Apple não agiu de má fé: quem tinha atualizado o Flash Player voltou à versão anterior porque é dever da instalação do Mac OS X colocar todos os componentes padronizados à disposição do usuário. Isso não entra no que deve ser preservado do usuário em um upgrade, e como veio o azar de um update grande de segurança ser lançado pela Adobe fora do cronograma, o jeito é voltar à versão mais recente ou esperar que o serviço de atualização automática integrado ao sistema (tal como o da Mozilla para o Firefox) faça isso por você.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mozilla alertará usuários do Firefox sobre plugins desatualizados, começando pelo Flash Player

Próximo Artigo
Mac OS X 10.6 Snow Leopard na Apple Brasil

Fnac despacha Mac OS X 10.6 Snow Leopard antes do esperado

Posts Relacionados