Como hoje é véspera de Natal, não vamos falar de um patent troll, mas de um patent Grinch. Sabe o duplo-clique? Foi patenteado em 2002 pela Hopewell Culture & Design (quem?), e agora ela quer que Apple, Motorola, Samsung, HTC, LG, Nokia, Adobe, Palm, Opera e Quickoffice paguem por terem violado seus direitos de uso. Pergunta: onde estão a Microsoft e todas as fabricantes de PCs? Elas já fizeram acordos de licenciamento?
Segundo o FOSS Patents, a estratégia mais óbvia para as rés vai ser invalidar a patente contestada alegando não-originalidade. Portanto, todas estas empresas, que normalmente ficam de lados opostos nos tribunais, vão ter que, de acordo com o espírito Natalino, se unir para derrotar a Hopewell.
· · ·
Enquanto isso, na Coreia do Sul, a Apple está sendo processada por causa de um falso positivo dos detetores de umidade em um iPhone 3G. Yep, eles de novo.
Depois de tentar valer-se da garantia de um ano do aparelho e não conseguir, Lee Chul-ho requereu US$251 em compensação pelos reparos no gadget de sua filha de 13 anos, o que foi negado pela Maçã num primeiro momento. Posteriormente, um advogado tentou chegar a um acordo sem alarde, mas isso parece ter apenas irritado a família. O objetivo do processo, alega Chul-ho, seria não obter compensação financeira pura e simples, mas pressionar a Apple a mudar de atitude com suas políticas de garantia.
Sabemos que nem sempre esses indicadores de umidade refletem necessariamente imersão e que já haveria até uma política de maior tolerância com relação aos de iPods, portanto só mesmo uma prova cabal de que a adolescente foi descuidada com seu iPhone é que poderia fazer a Apple ganhar este processo. Hora de contratar o Kevin Lomax, para a audiência em 13 de janeiro?
[via 9 to 5 Mac]