O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Última versão do VMware Fusion é capaz de virtualizar o Mac OS X Snow Leopard e até o Leopard [atualizado 2x]

VMware Fusion instalando Mac OS X

Há alguns dias, comentamos diversas novidades que chegaram com o VMware Fusion 4.1, mas a Macworld destacou bem uma importante, porém “escondidinha”: o software não mais impõe limitações técnicas que impeçam a instalação de versões cliente do Mac OS X 10.6 Snow Leopard ou do 10.5 Leopard.

Publicidade

VMware Fusion instalando Mac OS X

Ocorre que, até a chegada do OS X Lion, a Apple não permitia, pelos seus termos de licenciamento, a virtualização do sistema — com exceção das suas versões “Server”, mais caras. Esses termos não mudaram para o Snow Leopard ou o Leopard, mas o Fusion 4.1 agora simplesmente alerta o usuário sobre isso e deixa a cargo dele prosseguir ou não. A própria VMware confirma a questão num documento de suporte.

Uma das grandes vantagens de ter essas versões antigas disponíveis para virtualização é o Rosetta, camada do Mac OS X que possibilitava a execução de softwares PowerPC e que foi extinta no Lion. Desenvolvedores também podem realizar testes com aplicativos, bem como usuários podem experimentar modificações sem medo de afetar o seu ambiente principal.

Publicidade

A Apple foi consultada pela Macworld e reiterou que só permite a virtualização do OS X Lion, do Snow Leopard Server e do Leopard Server. Será que ela obrigará a VMware a reverter essa funcionalidade, no próximo update? Não duvido nada que esse seja um dos motivos pelos quais o Fusion não está disponível na Mac App Store…

Atualização

BOOM! Quem quiser se aproveitar dessa “mamata” não poderá, nunca mais, atualizar o Fusion.

Publicidade

A VMware confirmou agora há pouco em seu blog que a falta de checagem pelas versões “Server” do Mac OS X Snow Leopard e do Leopard é um erro que será corrigido no próximo update. Resta saber se a Apple teve alguma participação nisso… 😉

Atualização II

E já saiu o VMware Fusion 4.1.1, basicamente “corrigindo” esta questão.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Rendering 3D da Apple Retail Store do Grand Central Terminal, em Nova York

Apple deverá anunciar oficialmente a sua loja do Grand Central Terminal, em Nova York, nesta terça-feira

Próximo Artigo
LunaTik Lynk para iPod nano 6G

LunaTik apresenta Lynk, uma versão "premium" da sua famosa pulseira para iPods nano de sexta geração

Posts Relacionados