O melhor pedaço da Maçã.

Brasileiro de 15 anos ensina Siri a entender e escrever português; próximo passo: sambar

Ícone da Siri

Um dos grandes atrativos do iPhone 4S é, sem dúvida alguma, seu design totalmente novo a Siri. Contudo, esse é um recurso de apelo bem limitado, dado que a assistente virtual da Apple fala em poucas línguas e conhece as peculiaridades de menos países ainda. Aqui no Brasil, por exemplo, ela tem bem pouca utilidade, por nem ao menos reconhecer nosso idioma… mas não se depender de Pedro Franceschi, um carioca de apenas 15 anos.

Publicidade

YouTube video

Nesta primeira demonstração, a Siri demora a entender, mas ela vai ficar mais ágil no futuro.

Como dá pra ver no vídeo acima, pH (como Pedro é conhecido) conseguiu fazer com que a Siri entendesse comandos e desse respostas escritas em português brasileiro graças a um pouco de engenharia reversa com o Dragon Dictation, da Nuance (empresa responsável pela tecnologia de reconhecimento de fala no iPhone 4S). Para realizar essa façanha, ele contou com a ajuda de dois amigos, Micael Silva e Luiz Sardinha.

Publicidade

A conclusão bastante plausível a que pH chegou foi que usar a Siri em português já é tecnicamente viável, mas algum empecilho burocrático (licenciamento, questões legais, o cachê da Raquel) ou simplesmente morosidade ainda não permitem a vinda do recurso pra cá. Detalhes do procedimento, que é mais um usando o SiriProxy, podem ser lidos no blog de pH.

[dica do Pedro Franceschi (heh) e do Fabio Silva, via O Globo]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: quase 1 milhão de iPhones foram vendidos em dezembro só nas lojas da AT&T

Próx. Post

Um ótimo Ano Novo para todos vocês!

Posts Relacionados