Não é novidade que a categoria “Jogos” (Games) tem um grande peso nas vendas da App Store desde o início da loja, mas a cada ano os números ficam ainda mais impressionantes.
Durante o ano, vimos Angry Birds fazendo parceria com uma das maiores franquias do mundo — caso alguém tenha acabado de chegar de Marte, estou falando de Star Wars, é claro —, enquanto edições de comic books começaram a aparecer na loja digital antes de chegarem às bancas tradicionais. A edição “de bolso” de Minecraft foi outro destaque de 2012, divulgando que (somando as vendas no iOS e no Android) 5 milhões de pessoas compraram o app.
Também foi o ano em que todos nós paramos a vida pra desenhar em Draw Something e ele foi rapidamente comprado pela Zynga por algumas centenas de milhões de dólares — wow! Para os que gostam de números, em abril o joguinho já tinha passado a marca dos 50 milhões de downloads e deixou até Angry Birds Space para trás!
Relembrando mais um pouco, Temple Run foi comprado pela Disney para lançar a versão do filme Valente (Brave) e, mais do que nunca, jogos do iOS saíram do mundo digital e viraram brinquedos nas prateleiras das lojas físicas. De Draw Something com papel e caneta à febre do álbum de figurinhas de Angry Birds, até a inserção do jogo Words With Friends em um episódio de The Big Bang Theory. Em outras palavras, isso representa um mercado borbulhando.
Quanto ao jogo do ano, o grande eleito foi Rayman Jungle Run, que impressionou tanto nos gráficos (mesmo sendo um jogo mais casual) quanto no uso simples e inteligente dos controles multi-touch. A Ubisoft aumentou consideravelmente sua atenção para o iOS e lançou essa belezinha com um dos personagens mais divertidos que eu conheço.
Para completar, a comercialização de quadrinhos decolou no ranking de vendas! O Comics (da comiXology) é o app mais popular da categoria e ficou em terceiro lugar na arrecadação de bufunfa durante o ano. Isto sem contar as vendas dos aplicativos oficiais da Marvel e da DC — que com certeza não vendem pouco —, mais as vendas da própria comiXology por outros meios que não o iOS. Imaginem só os números dessa posição! Eu nem sei mais o quanto gastei por lá só para acompanhar os quadrinhos de The Walking Dead!
Em 2012 os leitores também comemoraram que as edições foram atualizadas em alta resolução e sem custo adicional, além de um grande passo da Marvel para mostrar o que eles podem fazer com a interação nas versões digitais de seus títulos.
Ainda na lista citada acima, vale dizer que os jogos dominaram entre os mais lucrativos para iPhones/iPods touch *e* iPads.
Finalizando, outra grande prova que o iOS está crescendo é a chegada de Pokédex e de ZombiU à App Store, já que ambos são exclusivos da Nintendo — que até pouco tempo ignorava fortemente a plataforma mobile. Depois dessa, tomara que o mundo não acabe na próxima sexta-feira, hein! 😉