Rumor: assim como o OS X Mavericks, o iOS 7 poderá vir com recurso de ditado offline

Ditado no iOS 7

Ditado no iOS 7Nós mostramos a screenshot (ao lado) do recurso Ditado funcionando no iOS 7 nesta leva, mas além da atualização visual parece que ele virá com uma novidade muito interessante daqui até a versão final do sistema operacional ser lançada.

Publicidade

Na nossa primeira leva de screenshots do OS X Mavericks, destacamos a chegada de um “Ditado Aprimorado” a ele, o qual permite o seu uso em modo offline bastando baixar um pacote de 785MB (isso para o idioma inglês).

Neste final de semana, o 9to5Mac divulgou ter descoberto referências nos arquivos do sistema as quais indicam que algo similar deverá chegar ao iOS. Isso é muito bom pois não só não requer conexão com a internet, como torna o uso da coisa muito mais ágil — praticamente em tempo real.

Quem quiser experimentar um pouco disso pode baixar o aplicativo Dragon Dictation, que suporta o nosso idioma desde novembro de 2011. Ele é desenvolvido pela própria Nuance Communications, empresa a qual licencia sua tecnologia de reconhecimento de voz para a Apple.

Publicidade

Como o Ditado é algo diretamente relacionado à Siri, ainda teremos que aguardar esta ganhar suporte ao português para usufruirmos dele também. Ainda assim, fica a expectativa para esse e outros avanços recentes da assistente já chegarem num bolo só, quando ela começar a falar a nossa língua.

Por sinal, embora a Siri pareça estar bem mais ágil no iOS 7, ainda acho que boa parte das ações dela (como fazer ligações, abrir aplicativos, alterar ajustes do sistema, responder qual a hora atual, adicionar lembretes, etc.) poderiam ser executadas totalmente offline, assim como ocorria no antigo Controle de Voz.

Posts relacionados