Como já sabemos, as vendas do iPhone começaram bem devagar na China — provavelmente não passaram de 5.000 unidades no primeiro final de semana. Há alguns dias, o GigaOM estimou que o número estaria em 30.000 — melhor, mas ainda muito baixo, ainda mais se considerarmos que a Orange vendeu isso em menos de um dia no Reino Unido.
Mesmo assim, Chang Xiaobing, presidente da China Unicom, acredita que o iPhone tem grandes chances de chegar ao topo das vendas no país. Analistas como Aloysius Choong, da IDC, só acreditam que a operadora conquistará uma fatia de massa por lá se reduzir os preços do iPhone.
Bastante confiante em suas apostas, Chang não acredita nem mesmo que as vendas do iPhone no mercado negro serão significantes. E olha que estamos falando de um país onde não só se acham zilhões de clones em cada esquina, mas também uma série de modelos de empresas desconhecidas, muitas vezes atrativos e super baratos.
Um fator-chave que poderá aumentar a popularidade do iPhone na China será quando os primeiros lotes de aparelhos *com* Wi-Fi chegarem à terra do rolinho primavera. O governo chinês alterou essa lei recentemente, mas quando isso foi feito a Apple já tinha produzido um certo número de gadgets sem a tecnologia. Muitos consumidores, portanto, podem estar esperando a oportunidade de não pegarem um aparelho “capado”.
Vale lembrar, ainda, que a China Unicom não possui contrato de exclusividade com a Apple. A concorrente China Mobile — maior operadora de telefonia celular do mundo — já afirmou que continua em negociações com a Apple, e, se ela entrar no mercado, aí sim essa previsão fará ainda mais sentido.
[via Bloomberg.com]