O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Eis uma possível explicação para os desníveis do sensor de movimento do iPhone 5s

Desnível de iPhones 5s

Na semana passada nós comentamos que o sensor de movimento do iPhone 5s está mal calibrado e que, por isso, o aparelho apresenta um desnível significativo. Eis que Eagle Jones (PhD e CEO da RealityCap) trouxe uma possível explicação para isso. Já adianto que o assunto é altamente técnico — para os mais entendidos do assunto, sugiro ler o post completo de Jones para captar todos os detalhes.

Publicidade

Desnível de iPhones 5s

Crédito da imagem: Gizmodo US.

Resumidamente, a culpa é do acelerômetro. Em iPhones de gerações passadas, a Apple utilizava um sensor da STMicroelectronics (LIS331DLH); agora, no iPhone 5s, a empresa trocou para um da Bosch-Sensortech (BMA220). De acordo com Jones, duas coisas importam nessa peça de hardware: densidade de ruído (noise density) e viés (bias). A densidade de ruído do sensor da Bosch é bem similar à da STMicroeletronics; já o viés, não.

Publicidade

Jones explica que a medida típica do viés do acelerômetro da STMicroelectronics é de +/- 20mg (mili-g, ou um milésimo de gravidade padrão), enquanto que a do sensor da Bosch é de +/-95mg. Tudo isso foi comprovado por testes realizados por ele — traduzindo, +/- 20mg representa uma diferença de -1 grau de precisão na detecção da inclinação, então, +/- 95mg bate com os -5 graus de inclinação encontrados por muitos consumidores.

A boa notícia é que desenvolvedores podem compensar esse desnível incorporando um processo de calibração dentro de seus apps — a RealityCap está trabalhando num código para facilitar as coisas. Além disso, a Apple também teria como corrigir isso através de uma atualização de software — esperamos que isso aconteça num futuro não muito distante.

[via Gizmodo US]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
iPhones 5s e 5c

Consumer Reports avalia bem os iPhones 5s e 5c, porém ainda coloca à frente a autonomia de bateria e o tamanho da tela de concorrentes com Android

Próximo Artigo
Ícones da iLife para iOS 7

↪ Vazam os novos ícones do GarageBand e do iPhoto para o iOS 7

Posts Relacionados