Assim como ocorreu com os iPhones 5s e 5c, a homologação dos novos iPads saiu bem rápido na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A partir de hoje, os novos tablets da Apple (em suas versões Wi-Fi) já estão liberados para comercialização no Brasil.
Mas há um “probleminha”: os modelos homologados foram o Veja atualização, abaixo.A1474
(iPad Air) e o A1489
(iPad mini com tela Retina), ambos sequer listados nesta página no site da Apple. É isso mesmo: os novos iPads que serão vendidos por aqui *não* serão os mesmos dos Estados Unidos, ainda que o de lá conte com suporte à banda 7 (2.600MHz) das redes 4G LTE brasileiras — o que nos fez imaginar que seriam modelos globais. Isso significa que, assim como com os iPhones, os iPads americanos provavelmente não terão garantia por aqui.
iPad Air
Eis o certificado de homologação:
Fotos da unidade enviada para testes:
E o Documento de Conformidade Regulamentar:
iPad mini com tela Retina
Eis o certificado de homologação:
Fotos da unidade enviada para testes:
E o Documento de Conformidade Regulamentar:
· · ·
Observem, pelo Documento de Conformidade Regulamentar, que os modelos comercializados no Brasil também serão levados à Argentina, à Costa Rica e ao México.
Nos certificados de homologação da ANATEL já consta a “Foxconn CMMSG Indústria de Eletrônicos Ltda.”, de Jundiaí (SP), como uma unidade fabril desses novos iPads. Isso diz muito sobre a diferenciação dos modelos e os países aos quais esses serão destinados — todos possivelmente abastecidos pelas unidades montadas em território nacional.
Só nos resta, agora, aguardar o início das vendas e a confirmação dos preços oficiais que serão praticados no Brasil.
[dica do Gilmarques Queiroz]
Atualização · 07/11/2013 às 23:45
Conforme observaram alguns leitores, ambas as unidades homologadas por enquanto são modelos restritos a Wi-Fi — felizmente, os mesmos dos Estados Unidos.
Só resta então a homologação dos modelos Wi-Fi + Cellular, que deverão ser os mesmos comercializados em território americano (A1475
e A1490
). Ufa! 😉