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Appreendedor: jogo Korruptus — saiba mais sobre este caso de sucesso!

Ícone do jogo Korruptus para iOS

Na semana passada, acompanhamos o surgimento e o sucesso imediato do jogo Korruptus.

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Jogo Korruptus para iOS

Noticiado em vários portais de comunicação do gênero, o app assumiu as primeiras posições nas lojas brasileiras de aplicativos — ultrapassando fortes nomes como Angry Birds e Fruit Ninja. Com uma proposta divertida e ao mesmo tempo educacional, o game aborda um universo repleto de assuntos políticos delicados em pleno período de campanhas eleitorais. Neste artigo, você irá descobrir detalhes sobre o projeto do app e como ele chegou até aqui.

No final de julho deste ano, convidei leitores para participarem do Fellowship 2014, um processo de seleção coordenado pelo “Appreendedor” reunindo profissionais de diversas áreas com o objetivo de desenvolvermos juntos um app cujo retorno financeiro será aplicado em ações sociais beneficiando empreendedores sociais de comunidades excluídas.

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Em resposta a esse convite, em menos de uma semana tivemos mais de 300 inscrições! Através de um processo criterioso, selecionamos 100 profissionais empreendedores que compartilham do mesmo objetivo (ajudar ao próximo). No final do processo, tivemos a agradável e feliz surpresa em descobrir que havíamos reunido o time dos sonhos.

No meio destes “Appreendedores” sociais, descobrirmos o que podemos chamar de primeira grande história legal. Conhecemos o Alex Roger, um empresário do Espírito Santo que se inspirou ao ler a série de artigos do “Appreendedor” e, em menos de 40 dias, desenvolveu junto de sua equipe dois jogos — emplacando o primeiro grande sucesso da sua empresa de jogos.

Para mim, escritor da série “Appreendedor”, esta história tem um sabor especial por descobrir que além do Artur Sousa, os artigos atingiram também o Alex na construção do seu novo negócio. Desta forma, decidi compartilhar um bate-papo produtivo e rico em dicas que tivemos ao final de uma das sessões webcast promovidas com o time Fellowship 2014.

AGW Global

RENATO: Fale um pouco sobre você, suas origens e suas lutas. O que lhe trouxe até aqui?

ALEX: Sou um cara família. Tenho 33 anos, casado há 13 e com 3 filhos — curto muito ser pai! Recebi um talento especial de Deus e aproveito bem isso. Apensar de não ter uma formação tradicional, sou respeitado e considerado um cara inteligente. Trabalho muito para isso — modéstia à parte —, sou muito bom em tudo o que faço pois não me limito a uma única informação, busco conhecer mais sobre todos os assuntos.

Desde os 19 anos de idade empreendo em diversos setores e áreas, porém sempre me esbarrava na limitação de expansão do negócio. Depois que comecei a ler a série de artigos “Appreendedor”, resolvi criar um novo negócio sem fronteiras, algo que alcançasse todo o mundo. Então surgiu a AGW Global. Em dois meses, já somos a maior empresa de games do Estado do Espírito Santo e não vamos parar por aí.

Teve algum artigo da série “Appreendedor” que chamou mais a sua atenção?

Eu li todos os artigos, mas o específico sobre “gameficação” me chamou mais a atenção. Me apaixonei pelo tema! Busquei estudar mais e vi como o assunto é poderoso.

Comprei todos os livros sugeridos! Me lembro que, ao terminar de ler o primeiro artigo, fui correndo até uma livraria e comprei o “Império dos Apps” [disponível para compra também em inglês na iBooks Store]. Li em apenas uma noite!

Por que resolveu abrir a sua própria empresa de criação de jogos?

Depois de estudar a “gameficação”, entrei em contato com diversas empresas do Estado, entretanto nenhuma conseguia atender às minhas necessidades no momento. Foi aí que resolvi montar a minha própria equipe.

Hoje, a empresa é formada por 11 profissionais de diversas áreas (como programadores, ilustradores, animadores e comunicação). Em 40 dias fizemos dois games e estamos em processo de desenvolvimento de mais quatro os quais serão lançados nos próximos dias, tanto na App Store quanto na Google Play e na Windows Phone Store.

Você possui equipes distintas para cada plataforma ou seus programadores dominam várias linguagens?

Como estamos desenvolvendo games, utilizamos uma engine chamada Unity 3D que compila para todas as plataformas, mas a equipe está preparada para qualquer demanda.

Qual o diferencial dos seus jogos? O que atrai e faz as pessoas a permanecerem neles?

Korruptus é um tower defense. Por padrão os temas desse estilo de game estão relacionados com ambientes medievais ou futurísticos. Decidimos inovar e apostar em um tema que faz parte da vida das pessoas. Usamos personagens conhecidos. Não importa se as pessoas amam ou odeiam, são temáticas que fazem parte do cotidiano do jogador.

YouTube video

Cockroach é um game casual com jogabilidade rápida e de um toque. Um dos objetivos é irritar as pessoas em sua volta, na escola, no trabalho, no ônibus… sempre que jogo próximo do meu sobrinho ele chora de rir, é hilário!

Não acha que a baratinha, personagem principal do jogo Cockroach, é tão irritante que pode correr com o jogador também?

Todos querem ver até quanto ela pode ser irritante. Depois da terceira tentativa o jogador começa a curtir a música e o pessoal em volta, a se irritar. É semelhante quando o vizinho ouve uma música horrível no último volume, depois de um certo tempo você já não consegue mais tirar a música da cabeça e passa até a gostar.

Qual foi a estratégia tomada para decidir rentabilizar através de venda direta no game Korruptus e propagandas no Cockroach?

Fui muito questionado quando disse que venderia um game para o público brasileiro. Me disseram: “O brasileiro não tem o costume de pagar por um game.” Entretanto, tínhamos uma estratégia de mídia montada e resolvemos arriscar. Cheguei a selecionar o valor de US$1 no momento de publicação, mas pensei melhor e decidi manter o plano! Deu certo, já estamos há cinco dias no topo do ranking da App Store. Mesmo se pelo fato de ser um app pago tivéssemos um menor número de downloads, ainda assim teríamos maior retorno financeiro em vez de propagandas. Estratégias de propagandas funcionam bem quando você possui números de downloads e usos diários expressivos. O jogo Korruptus tem um público com foco no Brasil, embora o número de downloads de lojas estrangeiras, como por exemplo Reino Unido, tem me chamado a atenção.

Como Cockroach é um jogo que foi feito para o público mundial e sem restrição, decidimos por mantê-lo gratuito e rentabilizar através de propagandas.

Qual mensagem você gostaria de deixar para a comunidade de leitores da série “Appreendedor”?

Existem muitas empresas lutando no mercado, porém não se intimide. Não tenha medo! Em proporção maior existem muito mais consumidores buscando por um bom serviço. Coloque os seus sonhos no papel e faça. Sempre existirão pessoas que se identificarão com o seu trabalho. Mesmo que não ganhe dinheiro, não significa que errou. Tudo na vida é uma lição, então volte e repense como irá atingir e agradar mais pessoas. Mas faça agora!

Grande parte das pessoas já teve a ideia de criar o seu próprio game, seja sonhando, planejando, rabiscando ou desenhando. Sabemos que desenvolver um jogo sozinho não é algo fácil; são várias etapas exigindo profissionais especializados em áreas distintas, mas não se preocupe! Traga a sua ideia para a AGW Global. Se ela for boa, podemos fazer o seu game virar realidade!

Promoção-relâmpago: concorra a 5 promo codes do jogo Korruptus!

Mais uma vez, vamos brincar um pouquinho — valorizando os que de fato leem o artigo. 😉

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Ganharão códigos promocionais de Korruptus os 5 primeiros seguidores do @MacMagazine que derem RT no nosso tweet sobre este post — só que no estilo antigo de RT, adicionando na frente da mensagem o nome da empresa que desenvolveu o jogo.

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Exemplo:

EJY Local RT @MacMagazine: Appreendedor: jogo Korruptus — saiba mais sobre este caso de sucesso! • http://mcmgz.in/it2

Atenção: se você for um dos ganhadores *não* apague o tweet após o término da promoção, ou você poderá ser banido. Caso você seja um deles e não saiba como resgatar o seu promo code, confira nossa vídeo-aula explicativa.

Boa sorte! 😉

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