O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor encerra conferência para plataformas da Apple devido aos novos termos do iPhone SDK

Bastante famosa na costa leste dos Estados Unidos (já que compensa a falta de uma WWDC em qualquer outro lugar do país), a conferência de desenvolvimento C4 teve o seu encerramento anunciado hoje pelo seu antigo organizador, Jonathan Rentzsch. Realizado anualmente desde 2006, o evento foi bastante popular no passado, abrangendo tecnologias para Mac OS X e iPhone OS, mas foi ofuscado neste ano pela Apple com as mudanças feitas em seu SDK para a restrição de ambientes de desenvolvimento usados na App Store.

Publicidade

“Com todo esse passado em cena, espero que possam entender como a seção 3.3.1 quebrou meu espírito”, disse Rentzsch, ao referir-se à cláusula nos termos de uso do iPhone SDK que impede o uso de ferramentas intermediárias para distribuição de aplicativos na App Store. Com isso, todos os desenvolvedores estão agora submetidos à Apple para inovar em engenharia de software, algo que o ex-organizador da C4 acredita ser desmotivador para continuá-la junto da WWDC, que será realizada nas próximas semanas com foco no iPhone OS.

Talvez essa justificativa até tenha cabimento para se derrubar um evento especial para toda uma comunidade de desenvolvedores, mas não deixa de ser estúpida, na minha opinião. Ok, a WWDC teve seus ingressos esgotados em (quase) uma semana, mas ela nunca abrangerá as centenas de milhares de pessoas que trabalham com o Mac OS X e o iPhone OS ao redor do mundo. Além disso, nem é preciso destacar que, com um evento de uma semana focado em iPhone, Rentzsch perdeu uma oportunidade de oferecer aos desenvolvedores para o Mac a WWDC que eles não terão.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça o Quix, um superbookmarklet para o seu navegador

Próx. Post

Atendendo a pedido da imprensa, juiz revela documentos do caso Gizmodo sobre protótipo de iPhone

Posts Relacionados