Pela primeira vez em 22 anos, a Apple não lançou um novo Mac no quarto trimestre do ano. Desde 2001, com o lançamento do iBook G3, a empresa sempre vinha lançando ao menos um novo modelo de computador neste período do ano entre outubro e dezembro. Este ano, no entanto, ela interrompeu essa tendência.
Os últimos computadores lançados pela empresa foram os MacBooks Air e Pro de 13 polegadas com chip M2, na metade do ano. Todavia, após muita especulação em torno de novos MacBooks Pro de 14″ e 16″, 2022 está terminando sem que víssemos novos modelos dos laptops topos-de-linha da Apple, os quais só serão apresentados no ano que vem.
Outros produtos que não veem atualizações há um bom tempo são o iMac e o Mac mini, que contam apenas com versões com processador M1, além do Mac Pro, que só tem versões com chips da Intel.
A última grande novidade dos computadores da empresa ocorreu no final 2020: foi justamente o Apple Silicon, chips de fabricação própria para as máquinas com capacidades mais avançadas. Desde então, já vimos uma segunda versão do chip, além de variantes mais poderosas da primeira geração, como o M1 Pro, o M1 Max e o M1 Ultra.
Vale lembrar, ainda, do lançamento dos iPads Pro com chip M2, que, em certa medida, decepcionaram muitas pessoas por não trazer quase mudança alguma além da atualização do processador. Dessa forma, um lançamento de um MacBook que seguisse a mesma lógica — algo que pode ocorrer — tampouco agradaria à maioria dos usuários.
Resta agora esperar nos próximos meses para vermos quando finalmente veremos novos Macs. A longo prazo, também será interessante observar se essa diminuição no ritmo de lançamentos de computadores/mudança no ciclo é algo momentâneo ou representa uma mudança duradoura na estratégia da empresa.
via MacRumors