O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Confira algumas novidades que estão por vir no Mac OS X Snow Leopard Server

Apesar de estarmos falando bastante do Mac OS X Snow Leopard nos últimos meses, é bom lembrar que basicamente descrevemos novidades que serão comuns nas edições cliente e servidor do novo sistema. Contudo, maior escalabilidade e melhorias na performance também estão previstas para o 10.6 Server e com certeza serão adições bem-vindas para usuários de Macs em setores corporativos.

Publicidade

Mac OS X Snow Leopard Server

Basicamente, não há nenhuma “grande novidade” anunciada até o momento, mas alguns recursos do Leopard Server se tornarão ainda mais sólidos no lançamento que está por vir. Hoje mesmo, o AppleInsider fez questão de destacar mudanças que estão por vir no novo Mail Server, nos serviços de diretório e outras adições específicas no Wiki Server para usuários do Mobile Safari. Além dessas, que você poderá conferir neste artigo outras duas, que estão listadas na página oficial do produto no site da Apple. Vamos lá?

Mail Server

MailApesar de as novidades interessantes serem apenas internas, elas vão muito além do suporte ao Microsoft Exchange Server 2007. A estrutura interna do aplicativo será mudada pela primeira vez desde o Panther Server, graças à introdução de um novo servidor para montagem e gerenciamento de sistemas de email, baseados nos protocolos POP e IMAP.

Chamado internamente de Dovecot — um projeto de código aberto –, ele dará ao Mail Server o poder de lidar com um número ainda maior de usuários e uma maior confiabilidade na administração de dados em várias contas. Além disso, um recurso de detecção e reparo automático de dados estará integrado, evitando o acúmulo de um volume muito grande de informações corrompidas.

Publicidade

No fim das contas, uma comparação da novidade com o Mail Server do Leopard — que conta com uma estrutura de gerenciamento semelhante à usada pelo Google no Gmail e no MobileMe — mostra que ela é praticamente imune a falhas, passando com sucesso em 440 testes feitos em um sistema de email baseado no protocolo IMAP.

Open Directory Services

Directory UtilityOs serviços de diretório do Snow Leopard Server — usados para administrar usuários, grupos e dispositivos em redes corporativas — passarão para mudanças que permitam uma expansão dinâmica do número de máquinas conectadas a um servidor. Além disso, desenvolvedores prevêem um controle maior das atribuições e limitações de cada usuário, ou seja, quais configurações estão aplicadas por padrão, quais preferências eles podem mudar de acordo com a necessidade, que recursos do sistema podem ser acessados e como eles são monitorados.

Todos esses serviços são implementados direto sobre a fundação UNIX do sistema, porém o que os torna acessíveis em modo gráfico é uma implementação própria do OpenLDAP, que trabalha em modo cooperativo com os todos os serviços, aplicativos e utilitários para coleta de dados e o monitoramento de atividades do usuário. Na sua versão mais recente (2.4.11), além de melhorias na performance, estão previstas várias novidades em monitoramento dinâmico de ações internas e externas dos usuários de uma rede corporativa.

Address Book Server

Address BookA principal mudança da Agenda de Endereços do Snow Leopard Server em relação à do Leopard Server é a transição para o uso do protocolo WebDAV, capaz de suportar operações simultâneas de leitura/escrita de arquivos, o que dispensa o velho serviço baseado em OpenLDAP, que basicamente necessitava de múltiplas operações de importação e exportação. Além disso, traz maior confiabilidade, rapidez e segurança entre as informações transmitidas do servidor para os computadores e vice-versa.

Assim como no novo Mail Server, a estrutura interna do novo Address Book será baseada no servidor Dovecot, que deverá integrar os dois aplicativos de forma semelhante ao uso do Microsoft Exchange Server e, em conjunto com iCal Server, formará um serviço integrado de Push Mail, Contatos e Calendário para todas as máquinas dentro de uma rede corporativa.

Recursos de Colaboração

Network PreferencesDentro de sistemas operacionais corporativos, há várias formas de manter serviços colaborativos que cresçam com conteúdo dos próprios funcionários e possam ir à web facilmente — é desse jeito que os projetos de código aberto funcionam. No Leopard Server, a colaboração em grupo é feita por meio de serviços web que todos nós conhecemos muito bem: wikis, blogs, listas de email (mailing lists) são apenas alguns exemplos. No Snow Leopard, nada disso vai mudar, mas eles ganharão um enorme apoio para colaboração em várias partes do mundo: o uso da web móvel.

Tomando como base o Mobile Safari, todos os recursos de colaboração também estarão disponíveis em suas respectivas Web apps. Toda a formatação de páginas, conteúdo, sistemas de buscas e notificações push — nesse caso, algo próprio do Leopard Server, conforme já relatei aqui — será provido pelo sistema operacional. O mesmo conteúdo que os usuários são capazes de ver no desktop do Leopard poderá ser visualizado no iPhone OS, com a mesma estrutura visual e um complemento para esses recursos (chamado “My Page”) será a base do serviço de notificações, permitindo fácil acesso a atualizações nos wikis, blogs e listas de email nas quais os usuários estão conectados.

Podcast Producer 2

Podcast ProducerCom o Snow Leopard, um novo aplicativo corporativo de captura e produção de podcasts está sendo preparado do zero, seguindo o sucesso da sua primeira versão, que fez o uso desse meio de comunicação online ser propagado dentro de empresas. No Podcast Producer 2, a Apple promete facilitar ainda mais a criação de um podcast corporativo e dar maior poder para edição e divulgação do seu trabalho em meios online que não sejam as redes internas da própria empresa.

Na versão 2, o aplicativo é capaz de gravar em modo “dual-video”, no qual tanto a tela do sistema e o apresentador (por meio de uma webcam) são capturados ao mesmo tempo. Passando para a edição, transições e efeitos de troca entre o orador e a tela podem ser usados. E, finalmente, na publicação será possível criar uma biblioteca interna de podcasts disponíveis apenas na rede corporativa — com geração automática de feeds Atom para blogs e wikis — ou então divulgá-lo na iTunes Store ou na iTunes U.

Bom, essa foi uma geral de alguns recursos corporativos do Snow Leopard Server. Atente para o fato de que alguns aprimoramentos internos na edição cliente do próximo Mac OS X poderão ser baseados na edição para servidores e vice-versa. Para os amantes de tecnologia (como eu :-P), um lançamento desses, mesmo que não traga muitos recursos destinados diretamente ao usuário final, é muito interessante de ser estudado a contento. Ah, se eu pudesse ir a uma WWDC, viu? :-/

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mais um comercial "Rookies" da Microsoft: Alexa, de 7 anos de idade

Próximo Artigo

Mac OS X 10.6 Snow Leopard poderá oferecer gestos multi-touch customizáveis

Posts Relacionados