Mal os novos MacBooks Pro de 17 polegadas começaram a ser despachados para consumidores, o pessoal do iFixit pôs as mãos em um deles e o dissecou inteirinho. O mais bacana é conferir a nova bateria selada de longa duração, que não é tão difícil de ser substituída, como se esperava. Ela pesa 570 gramas, aproximadamente 20% de todo o peso da máquina.
A Apple já anunciou que cobrará US$180 para fazer o serviço de troca de bateria do novo MBP, porém o mesmo artigo do iFixit também já mostra como instalar um disco rígido de 500GB, no valor de US$100. Para quem gosta de mexer com eletrônicos, vale a pena dar uma conferida.
Devido à mudança no visual do laptop, o acesso aos seus componentes internos agora requer uma chave de fenda (são 10 parafusos em sua parte inferior). Para saber como trocar a RAM e o HD do MacBook Pro, confira este manual em PDF (3,2MB) disponibilizado pela Apple. A troca de bateria (de 12.820mAh!), é bom notar, não é considerada algo que um usuário comum possa fazer.
A matéria observa, ainda, que a Apple optou por utilizar pés de borracha pretos e largos nos novos MacBooks Pro unibody, ao invés dos pequenininhos que usava antes. Além disso, para os curiosos de plantão, ambos os slots de memória vêm equipados com chips DDR3 1067MHz de 2GB cada (totalizando 4GB).
Pra terminar, eis aqui uma foto de um dos novos MBPs com tela fosca (matte):
Tal como a Apple já havia deixado claro em sua apresentação na Macworld Expo, quem optar por esta versão não terá uma camada de vidro adicional na parte frontal e nem a borda preta característica dos seus displays brilhosos (glossy).
[Dica do Paulo Medeiros e do Rodolfo Belentani, obrigado!]