O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Vídeo: como são criados os mapas tridimensionais da C3 Technologies

Logo da C3 Technologies

Logo da C3 TechnologiesSemana passada falamos da C3 Technologies, uma empresa especializada em mapas tridimensionais que foi abocanhada pela Apple — a terceira do segmento adquirida pela Maçã, em apenas três anos.

Publicidade

Não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” a firma de Cupertino vai deixar de usar os serviços do Google Maps.

Falando nele, sabemos exatamente como funciona a construção de seus mapas (Street View), afinal, acompanhamos de perto o nascimento do serviço aqui no Brasil [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9]. Mas como funcionam os mapas da C3? Como a empresa consegue capturar e criar essas imagens incríveis?

De acordo com o MacRumors, tal tecnologia foi desenvolvida para fins militares (a C3 era uma subsidiária da Saab AB, uma empresa criadora de sistemas de defesa aeroespacial), e as imagens são captadas por um avião equipado com câmeras digitais reflex. Quatro câmeras ficam apontadas para os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste), fazendo imagens em um ângulo oblíquo ao solo, assim como das laterais e da parte superior dos prédios. Outras câmeras — o número exato não foi divulgado — capturam imagens sobrepostas de ângulos determinados, produzindo todas as informações necessárias para uma renderização 3D completa dos prédios. O software desenvolvido pela C3 compara os pares de sobreposição de imagens para medir a profundidade, assim como nossos cérebros usam a visão estereoscópica para produzir um modelo 3D com bastante detalhe.

Assista a um vídeo no qual é possível ver como tudo acontece:

Publicidade

Ainda de acordo com a matéria, quase não existe intervenção humana no processo(!). É ou não é incrível?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone do Spotlight

Com tanto conteúdo disponível, é hora de a Apple nos ajudar a encontrá-lo

Próximo Artigo
Apple Store temporária, no SoHo

Conheça a loja temporária que está substituindo a Apple Store, SoHo

Posts Relacionados