O melhor pedaço da Maçã.

Como Steve Jobs conseguiu o domínio AppStore.com gratuitamente? Tendo amigos

E sendo um gênio, também
Steve Jobs e Marc Benioff
Steve Jobs e Marc Benioff

Considerando uma nomenclatura tão genérica quanto “App Store”, era de se esperar que o domínio appstore.com tivesse custado uma boa grana à Apple na época em que foi comprado pela Maçã. Entretanto, a história real não tem nenhum dinheiro envolvido: a gigante de Cupertino recebeu o endereço totalmente de graça — simplesmente porque Steve Jobs tinha bons amigos no Vale do Silício.

Publicidade

A história foi contada por Marc Benioff, CEO da Salesforce, em seu novo livro, Trailblazer”. Segundo Benioff, foi Jobs quem lhe deu a ideia do que eventualmente tornar-se-ia a primeira (e maior) loja de aplicativos para empresas e usuários corporativos — a marketplace hoje conhecida como AppExchange.

Segundo Benioff, a ideia para a loja veio numa época de dúvidas para a Salesforce:

Eu estava me sentindo preso. Para catapultarmos a empresa à sua próxima fase de crescimento, nós precisávamos tomar uma atitude ousada. Às vezes, buscar conselhos de mentores é a única forma de sobreviver esses momentos de inércia. Foi por isso que eu decidi fazer uma peregrinação até Cupertino.

Em 2003, então, o executivo foi até a cidade-sede da Maçã e encontrou-se com seu amigo e mentor, Steve Jobs. O cocriador da Apple, claro, já tinha na cabeça toda a ideia da sua própria App Store (que viria a ser lançada cinco anos depois), mas compartilhou com Benioff alguns dos conceitos que tinha em mente: um ecossistema de softwares na nuvem, acessível para usuários e para desenvolvedores, mantido por uma empresa que garantiria a segurança e a simplicidade do espaço.

Publicidade

Com a ideia plantada, Benioff passou a trabalhar na sua implementação; um dos primeiros passos tomado pelo CEO foi, justamente, registrar o domínio appstore.com — um dos nomes inicialmente pensados por ele e sua equipe. Eventualmente, o nome AppExchange foi escolhido, e o domínio foi engavetado (mas ainda sob propriedade da Salesforce).

Assim foi até 2008, quando Jobs anunciou a App Store com Benioff na plateia. Logo após o evento, o executivo foi aos bastidores e transferiu o domínio imediatamente para a Apple como um sinal de gratidão e de amizade em relação a Jobs.

Bacana, não?

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crie listas de filmes e séries que você quer assistir com o app Sofa

Próx. Post

Vídeo: AirPods como aparelho auditivo — ou dispositivo de espionagem?!

Posts Relacionados