O melhor pedaço da Maçã.

iPhone lidera — e Apple domina — lista dos melhores designs da era moderna

Foram 8 produtos entre os 100 selecionados pela revista
Steve Jobs apresentando o iPhone, em 2007

Que a equipe de design da Apple criou alguns dos produtos mais icônicos dos últimos 40 anos, ninguém duvida: seja antes da era Jony Ive (com criações como o Apple II e o Macintosh) ou durante o reinado do ex-chefe de design da Maçã (com o iPod, o iPhone e o iMac), tivemos alguns dos maiores exemplos de como o design moderno pode ser, ao mesmo tempo, belíssimo e funcional. Tivemos também algumas coisas horrorosas, mas não falamos sobre elas.

Publicidade

Pois agora a Fortune fez uma parceria com o Instituto de Design do IIT (Instituto de Tecnologia do Illinois) para reeditar sua lista dos 100 melhores designs da era moderna — a última lista do tipo tinha sido feita em 1959, e colocado em primeiro lugar a máquina de escrever Olivetti Letttera 22, projetada por Marcello Nizzoli. E adivinhem: a Maçã dominou o novo ranking.

O iPhone (2007) conquistou a medalha de ouro da lista, enquanto o Macintosh original (de 1984) ficou em segundo lugar; no total, a Apple teve 8 produtos — ou serviços — entre os 100 melhores designs da era moderna.

Abaixo listamos todos eles, junto à justificativa da Fortune para as escolhas.

1º lugar: iPhone (2007)

Família do iPhone original

“Um iPod, um telefone e um comunicador de internet” foi como Steve Jobs anunciou o iPhone ao mundo em 2007. À época, isso parecia uma promessa enorme; hoje, parece um grande eufemismo para um dispositivo que mudou a maneira como vivemos. Analistas, inicialmente, não pareciam acreditar que a Apple conseguiria vender um aparelho premium por US$500 num mercado onde a maioria dos dispositivos eram subsidiados ou fornecidos pelas operadoras. Mas ao liderar a inovação no design do hardware e do software, adicionar uma câmera de alta performance e criar um ecossistema de aplicativos e serviços, a Apple vendeu mais de 2 bilhões de iPhones — e, no processo, tornou-se a empresa mais valiosa do mundo.

2º lugar: Macintosh (1984)

Macintosh

A Apple iniciou a revolução do computador pessoal com o Apple II, mas o Macintosh definiu a categoria. “O Macintosh não foi o primeiro computador pessoal, tampouco o primeiro com uma interface gráfica para o usuário, mas foi o primeiro produto que pegou essas ideias e adicionou outras a um pacote completo. Ele tornou-se um computador que qualquer um que podia entender e interagir usando linguagem e visão, teclando e desenhando. Ele mudou a forma que nos relacionamos com um computador.”

Johan Redstrom, professor da Umeå University

10º lugar: iPod (2001)

iPod de primeira geração (1G)

O herdeiro do trono do Walkman. Coloque todas as suas músicas no seu bolso. “O iPod revolucionou uma categoria com um sistema fechado, e levou a indústria fonográfica adiante.”

José Manuel dos Santos, chefe de design e experiência do usuário, Signify

14º lugar: MacBook Pro (2006)

Libertou os profissionais criativos dos workstations de mesa. “Ele simplesmente mudou cada parte da nossa vida.”

Yongqi Lou, reitor da Escola de Design e Inovação da Universidade de Tongji

22º lugar: App Store (2008)

App Store

Fabricantes costumavam decidir o que existia no seu telefone. A App Store entregou esse controle ao usuário. “Com a App Store, a Apple paga quantias generosas aos desenvolvedores para criar aplicativos cada vez melhores que tornam tudo possível. Isso é refinado por uma força de curadoria que faz com que nos sintamos inspirados e otimistas de que a vida está se tornando cada vez melhor.”

Jason Ring, gerente sênior de design, Uber

29º lugar: iOS (2007)

iOS 13

Um sistema operacional móvel instalado em 1,5 bilhão de dispositivos. Simples de usar e poderoso o suficiente para trabalho sério. “Uma experiência de usuário que até bebês conseguem entender sem serem ensinados.”

—Equipe de design da Hitachi

46º lugar: Apple Watch (2015)

Tim Cook apresentando a primeira geração do Apple Watch
Tim Cook apresentando a primeira geração do Apple Watch

O poder do iPhone em uma embalagem não muito maior que um selo de envelope. “Antes do Apple Watch, relógios inteligentes eram computadores de punho desajeitados. A Apple transformou essa categoria num acessório fashion que melhora a saúde das pessoas.”

Bas van de Poel, diretor da SPACE10

64º lugar: Apple Pay (2014)

Apple Pay sendo usado em loja

Pagamentos digitais autorizados por sua face ou digitais. Combinado com o chip Secure Enclave, é infinitamente mais seguro que um cartão de crédito tradicional.


Para quem ficou curioso, aqui está o Top 10 geral da Fortune:

Publicidade
  1. iPhone
  2. Macintosh
  3. Motor de buscas do Google
  4. Cadeira Eames de fibra de vidro
  5. Walkman TPS-L2, da Sony
  6. Descascador OXO Good Grips
  7. Uber
  8. Netflix
  9. Blocos LEGO
  10. iPod

Vale notar, no ranking, a presença de um produto tipicamente brasileiro (ainda que não tenha sido projetado por nós): as sandálias Havaianas, desenhadas por Robert Fraser em 1966. A lista completa da Fortune pode ser vista aqui.

Opiniões?

via MacDailyNews

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tem update na área do nosso app, com algumas correções de bugs!

Próx. Post

Novo bundle reúne 9 apps de produtividade para Mac com 97% de desconto!

Posts Relacionados