Entre as atualizações de apps de hoje, veremos que o Pixelmator Photo (dos mesmos criadores do Pixelmator e do Pixelmator Pro) enfim ganhou suporte à Split View (Tela Dividida) no iPad, além de incorporar a recém-lançada compatibilidade com mouses e trackpads.
Ademais, o Google atualizou seu app Mapas com melhorias e redesenhou o Fit. Por fim, vamos conferir quais apps passaram a adotar o recurso “Iniciar sessão com a Apple”.
Pixelmator Photo
O Pixelmator Photo chegou à versão 1.2 com suporte a duas ferramentas importantes para usuários de iPads: Split View e mouses/trackpads, novidade do iPadOS 13.4. Além disso, a atualização inclui o recurso ML Match Colors (lançado no ano passado) que utiliza aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) para aplicar alterações que imitam a aparência de uma imagem.
O app ganhou, ainda, um novo controle deslizante no painel de edição para alterar a intensidade dos ajustes e predefinições de cores. Uma nova seção “Recentes” também foi adicionada à faixa de predefinições, a qual exibe as cinco últimas configurações usadas, permitindo que você as acesse novamente rapidamente.
Firefox
O navegador Firefox foi atualizado com três grandes mudanças na barra de endereços. Entre essas, é possível notar imediatamente que, ao clicar na barra de endereço, uma aba com os sites mais visitados será exibida e, caso você queira abrir uma página que já foi acessada, o navegador o redirecionará para aquela aba.
A própria barra de endereços agora tem uma nova aparência, com espaços um pouco maiores. Além disso, o navegador também facilita a leitura do preenchimento automático ao digitar uma URL1Uniform resource locator, ou localizador uniforme de recursos..
Google Maps
O Google Maps ganhou botões na tela inicial para que os usuários vejam, com praticidade, os restaurantes que estão fazendo entregas durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Vale lembrar que esse recurso já existia, mas agora ele foi destacado na interface do software.
Ao tocar em “Para viagem” e “Entrega”, os mapas mostrarão os restaurantes que estão realizando delivery durante esse período, uma vez que grande parte dos atendimentos dentro de bares e restaurantes foi suspensa. Além disso, há botões para visualizar postos de gasolina, supermercados e farmácias nas proximidades.
Google Fit
Como dissemos, o app de rastreamento de atividades físicas do Google foi repaginado para destacar algumas métricas do usuário, como números passos, distância percorrida e calorias — além de novas animações quando suas metas forem concluídas.
O app foi lançado há cerca de um ano com uma interface orientada para o tempo de movimento e a saúde do coração. Além disso, ele pode ser sincronizado com o Apple Watch ou qualquer outro relógio Wear OS, integrando os dados de movimento ao app Saúde (Health).
Apps compatíveis com o “Iniciar sessão com a Apple”
Com o iOS 13, a Maçã apresentou um novo recurso chamado “Iniciar sessão com a Apple” (“Sign in with Apple“), que permite fazer login em algum site a partir do seu próprio ID Apple, de forma rápida e segura.
Como informamos, devido à pandemia do Coronavírus, a Apple decidiu estender o prazo para os desenvolvedores adotarem o recurso, anteriormente definido até o fim deste mês. Agora, eles terão até o dia 30 de junho para fazê-lo.
Não obstante, múltiplos apps/serviços já estão adotando a opção em seus softwares e plataformas, como estes todos abaixo:
A lista completa, você pode conferir nessa publicação no fórum do MacRumors.
Notas de rodapé
- 1Uniform resource locator, ou localizador uniforme de recursos.