O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisadores de segurança alertam usuários do iOS sobre apps de VPN maliciosos

Até o momento, os aplicativos continuam disponíveis na App Store
Shutterstock.com
VPN no iPhone

Já falamos aqui (em texto e vídeo) sobre a utilidade e a importância de usar uma VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. nos seus dispositivos — já citamos, também, vários aplicativos que oferecem essa funcionalidade, alguns gratuitos e outros pagos. Pois recentemente um grupo de pesquisadores da Avast veio alertar: cuidado com a ferramenta de VPN que você usa.

Publicidade

De acordo com o India TV News, pesquisadores descobriram na App Store alguns aplicativos que praticam a velha técnica do fleeceware — isto é, apps que a princípio parecem gratuitos, mas rapidamente começam a cobrar valores de assinatura exorbitantes dos usuários. Geralmente, os maiores afetados por esse tipo de prática são consumidores menos atentos ou sem muita prática no mundo digital, como crianças e pessoas mais velhas.

A equipe identificou, especificamente, três aplicativos que adotam a prática: Buckler VPN, Hat VPN Pro e Beetle VPN — estamos disponibilizando os links para que você possa checar se tem o app instalado no seu iPhone ou iPad, mas não preciso dizer que não é uma boa ideia baixar nenhum deles.

Os três ainda estão disponíveis na loja — talvez porque, a rigor, fleeceware não é uma prática ilegal: os usuários que caem no “esquema” deveriam, a princípio, ter consciência da assinatura que estão pagando. Entretanto, sabemos que, na prática, nem sempre é assim que acontece; nos três casos descobertos pela equipe, os apps começam a cobrar exorbitantes R$40 semanais (ou R$500 anuais!) para oferecer o serviço de VPN após um período gratuito.

Publicidade

Vale notar, também, os reviews dos aplicativos em questão: todos eles são bem parecidos, indicando possíveis robôs inflando artificialmente a avaliação dos apps.

No fim das contas, a recomendação continua sendo a mesma: caso você opte por usar uma VPN, entenda bem o que está fazendo e busque provedores confiáveis do serviço — identifique empresas estabelecidas, leia análises na internet e converse com pessoas próximas que entendam do assunto. Da mesma forma, sempre analise com cuidado as ofertas de cada aplicativo e nunca autentique uma operação por senha, Touch ID ou Face ID sem saber exatamente do que se trata. Não dê bobeira!

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: 5 coisas legais do Android que só existem em iPhones com jailbreak

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Open Bar!, FoodyLife, popCalendar, Boom 3D e mais!

Posts Relacionados