O melhor pedaço da Maçã.

AnyList elenca problemas com o “Iniciar sessão com a Apple” que o fizeram não adotar o recurso

AnyList

Uma nova publicação no blog do AnyList (app para criação e compartilhamento de listas de todos os tipos) explica alguns motivos pelos quais a empresa responsável por ele não implementará o recurso “Iniciar sessão com a Apple” (Sign in with Apple) em sua plataforma.

Publicidade

A equipe do AnyList se sentiu na obrigação de fornecer seu parecer sobre a tecnologia uma vez que, a partir de hoje, a Apple aplicará uma nova regra na App Store cobrando que desenvolvedores tornem seus apps compatíveis com o sistema de login da empresa — isto é, caso eles forneçam opções de login de terceiros.

Sign in with Apple

Após “considerar os méritos do Iniciar sessão com a Apple”, o AnyList decidiu não oferecer suporte ao recurso por alguns motivos bem pertinentes que afetam tanto usuários quanto desenvolvedores.

Vários métodos de login

Primeiramente, o pessoal do AnyList explica que o “Iniciar sessão com a Apple” é mais um método de login em meio às várias opções que existem, de diversas empresas. Isso cria, na perspectiva deles, um emaranhado de contas e senhas que apenas confundem os usuários, em vez da facilitar o processo de login.

As pessoas não se lembram de qual sistema de login elas usaram para criar sua conta. (“Hmm, eu criei esta conta há alguns anos. Eu usei meu endereço de email? Conta do Facebook? Entrei com a da Apple?”).

Perguntas simples como “Como redefinir minha senha?” não têm mais respostas simples e dependem de qual sistema você usou para criar sua conta, isso se você recordar. Caso você fique sem acesso à sua conta e use um sistema de login de terceiros, talvez não possamos ajudá-lo e, em vez disso, precisaremos direcioná-lo para outra empresa, com todos os problemas que isso implica.

Contas iCloud.com

Eles levantaram, ainda, problemas específicos com o método de login da Maçã, incluindo o fato de muitos IDs Apple usarem endereços do iCloud.com.

Muitos desses endereços de email do iCloud são não utilizados, porque a conta de email “real” de um cliente é Gmail, Yahoo ou Hotmail. Se tentarmos entrar em contato com um cliente usando o endereço do iCloud, ele poderá nunca ver nossa mensagem.

“Ocultar meu Email”

Como se não bastasse a questão acima, a opção “Ocultar meu Email” — que permite esconder o email original ao fazer login em um app com o “Iniciar sessão com a Apple” — só complica as coisas. Os desenvolvedores do AnyList explicam:

Publicidade

Se um cliente entrar em contato conosco solicitando suporte e precisarmos procurar algo em sua conta, normalmente o faremos por meio do endereço de email da sua conta. Mas com o “Ocultar meu Email” isso não seria possível, porque o cliente precisaria descobrir o endereço de email privado usado para login.

Esse mesmo recurso afeta, ainda, uma das funcionalidades do AnyList, como o compartilhamento de listas com familiares e amigos:

Com a opção “Ocultar meu Email”, seus familiares ou amigos obviamente não saberão seu endereço de email privado; portanto, quando eles digitarem seu endereço de email, nossos sistemas acreditarão que você não tem uma conta.

Complexidade e custos

Na ponta dos desenvolvedores, o pessoal do AnyList elenca alguns motivos que não tornam o “Iniciar sessão com a Apple” vantajoso suficiente para implementá-lo no seu app para iOS; entre eles, está o fato de que o método também teria que ser adicionado ao seu web app e nas versões para macOS e Android.

Publicidade

Não basta adicionar o recurso ao nosso aplicativo para iOS. Também precisamos adicioná-lo ao nosso aplicativo para web, Mac e Android […]. Portanto, se optarmos por oferecer suporte ao “Iniciar sessão com a Apple”, isso significa que precisamos gastar um tempo significativo para fazer com que isso funcione em qualquer lugar, em vez de melhorar as funcionalidades do nosso app.

Mais precisamente, uma das reclamações feitas por eles é que a Apple não indica como implementar o recurso em dispositivos Android; isso é uma afirmação equivocada, afinal a Maçã fornece instruções sobre esse processo nessa página para desenvolvedores — basicamente, ele segue, no Android, o mesmo padrão da web.

Vale destacar que a Apple não está obrigado os desenvolvedores a adotarem seu método de login, contudo, se um app oferecer qualquer outra opção de terceiros (como Facebook, Google, etc.), ele também deve adicionar o “Iniciar sessão com a Apple” — a companhia sugere/recomenda, ainda, que a sua opção apareça acima das demais.

Publicidade

No caso do AnyList, eles resolveram esse empecilho removendo a opção de login do Facebook, que era a única forma de se cadastrar no app sem digitar seu email. Com isso, eles estão isentos de ter que cumprir com a nova regra da Apple.


Ícone do app AnyList: Grocery Shopping List
AnyList: Grocery Shopping List de Purple Cover, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 5.27.8 (89.4 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vulnerabilidade no macOS permite que invasores burlem proteções de privacidade do sistema

Próx. Post

Apple muda estratégia do Arcade e cancela alguns jogos em desenvolvimento

Posts Relacionados