O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Câmera do iPhone
Omdia

Novo codec permitirá que iPhones gravem vídeos até 50% mais leves com a mesma qualidade

Ainda precisaremos aguardar alguns anos até que ele se torne o padrão da indústria, entretanto

Nem parece, mas lá se vão sete anos desde que o Instituto Fraunhofer de Telecomunicações apresentou ao mundo o codec de vídeos H.265, mais conhecido como HEVC. O formato ganhou o mundo, entretanto, apenas alguns anos depois — a Apple, por exemplo, transformou-o no padrão dos seus sistemas apenas em 2017, no iOS 11 e no macOS High Sierra.

Publicidade

Pois agora, já temos o próximo passo. Aos poucos, o HEVC sairá de cena para dar lugar a um novo padrão: o H.266, mais conhecido como VVC (Versatile Video Coding)oficializado hoje pelo Instituto Fraunhofer.

Como o próprio nome já diz, o foco do novo padrão é a versatilidade, seja para permitir transmissões de vídeos em melhor qualidade, ocupar menos espaço nos seus dispositivos e incentivar a adoção das resoluções 4K e até mesmo 8K.

Isso será feito, principalmente, com uma redução drástica no tamanho dos vídeos: de acordo com a documentação do VVC, um clipe 4K de 90 minutos no novo codec requer cerca de 5GB para ser transmitido. O mesmo clipe no atual padrão HEVC requer cerca de 10GB — temos, portanto, uma redução de 50% no tamanho médio dos vídeos no novo padrão.

Publicidade

Com isso, usuários poderão capturar mais vídeos ocupando menos espaço de armazenamento e fazer transmissões em aplicativos de videochamadas sem se preocupar (tanto) com a franquia de dados; profissionais poderão enviar e receber clipes pesados com mais facilidade e rapidez.

Resta saber, agora, quem adotará o formato primeiro. A Apple foi uma das primeiras empresas a abraçar o HEVC em todos os seus dispositivos — mas levaram-se cerca de quatro anos entre a apresentação do codec e a transição da Maçã. Portanto, certamente ainda teremos de aguardar alguns anos até que o VVC torne-se de fato um padrão da indústria.

De qualquer forma, os prospectos são bons, não é mesmo?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tabela sobre GPUs compatíveis com os Macs Apple Silicon

Apple não prevê GPUs dedicadas da AMD ou da NVIDIA em Macs com chips próprios

Próximo Artigo
Gráfico e dinheiro

Ações da Apple batem novo recorde e empresa vale agora US$1,62 trilhão

Posts Relacionados